Francesco Bagnaia venceu hoje (27) o Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP no circuito de Buriram. O italiano se aproveitou dos erros de Jorge Martin e Marc Márquez para reduzir a diferença no campeonato para 17 pontos.
Autor da pole position ontem (26), Bagnaia (Ducati) não teve o mesmo desempenho na Sprint Race algumas horas depois, onde foi apenas terceiro. O bicampeão mundial, portanto, sabia que precisava reagir para alcançar Martin (Pramac Ducati) no campeonato, já com 22 pontos de vantagem.
As condições na Tailândia foram completamente diferentes no domingo: choveu durante a noite e os pilotos fizeram o Warm Up com pista molhada. Os pilotos, portanto, começariam com pneus de chuva sabendo que as condições poderiam melhorar durante a corrida.
Martin largou melhor e tomou a ponta, à frente de à frente de Bagnaia, Marc Márquez (Gresini Ducati), Fabio Quartararo (Yamaha) e Pedro Acosta (KTM). Enea Bastianini (Ducati), por outro lado, despencou da segunda para a décima primeira posição.
Martin liderava com solidez, mas após algumas voltas, entrou rápido demais em uma curva na pista molhada e permitiu a ultrapassagem de Bagnaia e Márquez. Agora era o octacampeão quem começava a gostar da corrida e foi para cima do líder.
Márquez alcançou Bagnaia na 12ª volta e fez uma tentativa, devolvida na hora pelo italiano. Os dois futuros companheiros de equipe continuaram brigando muito pela liderança até que na volta 15, Márquez acabou caindo, embora tenha conseguido voltar na 16ª posição.
Daí em diante, Bagnaia só precisou levar a moto até a linha de chegada. Martin não quis se arriscar e já estava a mais de 2 segundos de distância. Com as primeiras posições definidas, as atenções se voltaram para a disputa pelo terceiro lugar entre os pilotos da KTM, Jack Miller, Brad Binder e Pedro Acosta.
Miller estava na frente à princípio, mas Acosta passou Binder e foi para cima do australiano, em uma disputa espetacular e foi vencida pelo rookie espanhol. Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) também superou os dois pilotos oficiais da KTM para ficar em quarto.
Foi um resultado satisfatório para a KTM, que voltou a ganhar vantagem sobre a Aprilia na briga pela segunda melhor moto do ano. Até porque os italianos só chegaram em sétimo e nono com Maverick Viñales e Aleix Espargaró. Excelente corrida de Johann Zarco, a melhor Honda em oitavo.
Com estes resultados, Martin deixa a Tailândia com 453 pontos contra 436 de Bagnaia. Márquez ainda é o terceiro com 356 e disputa a posição com Bastianini, que tem 345. A quinta posição vem sendo disputada pelo regular Binder (203) e pelo atrevido Acosta (197).
GP da Tailândia – Classificação Final
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 26 voltas em 43:38,108 min
- Jorge Martín (E), Ducati, +2,905 seg
- Pedro Acosta (E), GASGAS, +3.800
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +4.636
- Jack Miller (AUS), KTM, +5.532
- Brad Binder (ZA), KTM, +5.898
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +8.498
- Johann Zarco (F), Honda, +17.672
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +18.588
- Alex Márquez (E), Ducati, +21.163
- Marc Márquez (E), Ducati, +22.251
- Luca Marini (I), Honda, +22.859
- Taka Nakagami (J), Honda, +24.531
- Enea Bastianini (I), Ducati, +27.090
- Joan Mir ( E ), Honda, +30.870
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, 50.021
– Augusto Fernandez (E), GASGAS, 3 voltas atrás
– Alex Rins (E), Yamaha, 4 voltas atrás
– Lorenzo Savadori (I), Aprilia, 11 voltas atrás
– Franco Morbidelli (I), Ducati, 18 voltas atrás
– Raúl Fernández (E), Aprilia, 19 voltas atrás
– Marco Bezzecchi (I), Ducati, 23 voltas atrás