Pecco Bagnaia não deu chances aos seus adversários no Grande Prêmio do Japão realizado em Motegi, nessa madrugada. O italiano superou Jorge Martin e Marc Márquez voltando a encostar no líer do campeonato.
Bagnaia (Ducati) já estava bem posicionado para a corrida, tendo conseguido a segunda posição no grid de largada, atrás apenas do novato sensação Pedro Acosta (KTM). Martin (Pramac Ducati), por outro lado, caiu em sua volta rápida e teve que começar a corrida do 11ª lugar.
Quando as luzes se apagaram, Bagnaia assumiu a liderança deixando Acosta em segundo. O novato espanhol tentou acompanhar mas, assim como acontecera na Sprint Race de ontem (5), o campeão da Moto3 e Moto2 acabou caindo e ficando fora da corrida.
Martin e Márquez (que havia largado em nono), enquanto isso, realizavam uma impressionante corrida de recuperação e já ocupavam o segundo e o terceiro lugares. Logo atrás, Brad Binder (KTM) e Enea Bastianini (Ducati) estavam na espreita.
A 15 voltas do final começou a cair alguns pingos de chuva no circuito de Motegi e os pilotos foram autorizados a trocar de moto. Mas nenhum deles entrou nos boxes, preferindo esperar. Bastianini ultrapassou Binder e rapidamente se aproximou de Márquez em terceiro.
Bagnaia, entretanto, manteve a calma e levou sua moto até a linha de chegada com 1s1 de vantagem sobre Martin, que não teve chances. Márquez cruzou a bandeirada em terceiro resistindo a um combativo Bastianini, que não o deixou respirar tranquilo em quarto.
Binder ainda foi ultrapassado por Franco Morbidelli (Pramac Ducati) que chegou em quinto. A dupla da VR46, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio veio na sequência, em sétimo e oitavo, com Aleix Espargaró (Aprilia) e Jack Miller (KTM) fechando os dez primeiros.
Em pleno Japão, a melhor moto japonesa foi a LCR-Honda de Johann Zarco em 11ª. Fabio Quartararo (Yamaha) veio logo atrás interrompendo a boa sequência de resultados que vinha tendo até a Indonésia. Joan Mir (Honda) teve um acidente com Alex Márquez (Gresini Ducati).
Com estes resultados, Martin minimizou os danos e ainda lidera o campeonato com 392 pontos, 10 a frente de Bagnaia (382), que reduziu a diferença em 15 pontos nesse fim de semana. Mais distante, Bastianini vem em terceiro com 313.
GP do Japão – Classificação Final
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 24 voltas em 42:909,790 min
- Jorge Martin (E), Ducati, +1,189 sec
- Marc Marquez (E), Ducati, +3,822
- Enea Bastianini (I), Ducati, +4,358
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +17,940
- Brad Binder (ZA), KTM, +18,502
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +19,371
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +20,199
- Aleix Espargaro (E), Aprilia, +30,442
- Jack Miller (AUS), KTM, +31,184
- Johann Zarco (F), Honda, +31,567
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +32,299
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +33,003
- Luca Marini (I), Honda, +35,974
- Raul Fernandez (E), Aprilia, +39,321
- Alex Rins (E), Yamaha, +40,839
- Remy Gardner (AUS), Yamaha, +59,547