Pecco Bagnaia venceu hoje (26) o GP de Portugal de MotoGP, primeira etapa da temporada 2023 no circuito de Portimão. O italiano liderou quase de ponta a ponta uma corrida marcada pelo acidente de Marc Márquez, que derrubou Miguel Oliveira.
Márquez (Honda), que conquistou uma surpreendente pole position ontem (25) não conseguiu sustentar a primeira posição na largada, sendo superado por Jorge Martin (Pramac), Bagnaia (Ducati) e Oliveira (RNF Aprilia), que chegou a liderar na primeira volta.
Bagnaia, no entanto, não demorou a mostrar que tinha a melhor moto e estava no domínio da situação. Antes do fim da primeira volta, o italiano superou Martin e Oliveira para assumir a liderança da corrida com autoridade, posição que não mais deixaria até o final.
Na terceira volta, Oliveira vinha em segundo, seguido de Martin e Márquez. Na curva 3, o octacampeão viu uma abertura e tentou passar, mas perdeu o controle e acertou Oliveira, que já estava comprometido na curva. Os três acabaram fora da pista, com o português necessitando de atendimento médico.
Com isso, Maverick Viñales (Aprilia), que estava em quinto, pulou para segundo e Jack Miller (KTM) em terceiro. Mas o australiano não conseguiu resistir muito tempo, pois um veloz Marco Bezzecchi (VR46) logo apareceu para tomar-lhe a posição.
Viñales bem que se esforçou para alcançar Bagnaia e a diferença chegou a ser de apenas 2 décimos. Mas o italiano mostrou porquê foi campeão do mundo, manteve a calma, chegou a abrir 1s5 de vantagem e cruzou a linha de chegada com confortáveis 0s6 para o espanhol.
Bezzecchi também tentou entrar na briga, mas acabou correndo isolado em terceiro, o seu primeiro pódio na MotoGP. A briga mais emocionante foi pela quarta posição, entre Alex Márquez (Gresini), Miller, Brad Binder (KTM), Johann Zarco (Pramac) e Aleix Espargaró (Aprilia).
Alex Márquez resistiu à pressão de todos eles até a última volta, quando Zarco partiu para o ataque e passou todos quase de uma vez para chegar em quarto. Fabio Quartararo (Yamaha) chegou a estar em 16º, mas foi se recuperando e concluiu a prova em um modesto oitavo lugar.
Com a vitória na Sprint Race e na corrida principal, Bagnaia e a Ducati começam a temporada 2023 do jeito que queriam: na liderança, com 37 pontos, o máximo possível. Viñales vem em segundo com 25. A próxima etapa acontece em Termas de Rio Hondo, na Argentina.
GP de Portugal – Classificação Final
- Pecco Bagnaia, Ducati, 25 voltas em 41min25s401
- Maverick Viñales, Aprilia, +0,687 seg
- Marco Bezzecchi, Ducati, +2,726
- Johann Zarco, Ducati, +8,060
- Alex Márquez, Ducati, +8,125
- Brad Binder, KTM, +8,247
- Jack Miller, KTM, +8,381
- Fabio Quartararo, Yamaha, +8,543
- Aleix Espargaró, Aprilia, +9,294
- Alex Rins, Honda, +11,591
- Joan Mir, Honda, +16,992
- Takaaki Nakagami, Honda, +17,448
- Augusto Fernandez, GASGAS, +21,723
- Franco Morbidelli, Yamaha, +27,050
- Raul Fernandez, Aprilia, acidente
- Luca Marini, Ducati, acidente
- Jorge Martin, Ducati, acidente
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, problemas mecânicos
- Miguel Oliveira, Aprilia, acidente
- Marc Marquez, Honda, acidente