Francesco Bagnaia venceu hoje (3) o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP no circuito de Sepang. Precisando da vitória para manter vivas suas chances de chegar ao tricampeonato, o italiano travou um duelo sensacional com Jorge Martin, que chegou em segundo.
Após a queda na Sprint Race de ontem (2), Bagnaia (Ducati) ficou a 29 pontos de Martin (Pramac Ducati) no campeonato restando apenas três corridas para o encerramento, duas normais e uma curta. Se o espanhol vencesse e o italiano chegasse em terceiro, o título já seria decidido em Sepang.
A corrida longa na Malásia teve duas largadas. Na primeira, Bagnaia e Martin quase se tocaram antes da primeira curva, onde o italiano saiu na frente. Mas um múltiplo acidente entre Jack Miller (KTM), Brad Binder (KTM) e Fabio Quartararo (Yamaha) ocasionou a bandeira vermelha.
A relargada aconteceu cerca de meia hora depois. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Martin saiu melhor, mas Bagnaia deixou para frear mais tarde e recuperou a ponta, com Marc Márquez (Gresini Ducati) em terceiro e Franco Morbidelli (Pramac Ducati) em quarto.
As duas primeiras voltas foram de arrepiar. Mesmo com 29 pontos de vantagem, Martin foi para cima de Bagnaia, que se defendia com unhas e dentes. Os dois trocaram várias vezes de posição, com Márquez apenas observado poucos centimetros atrás.
No fim, Bagnaia conseguiu se estabilizar na ponta, com Martin não conseguindo mais acompanhá-lo. Márquez e Morbidelli cairam tentando acompanhar o ritmo, deixando Enea Bastianini (Ducati) na terceira posição e Alex Márquez (Gresini Ducati) na quarta.
No final, Bagnaia cruzou a linha de chegada com mais de 3 segundos de vantagem para Martin e 10s para Bastianini. Alex Márquez venceu uma disputa com Pedro Acosta (KTM), com ambos completando a prova em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Depois de ser derrubado na primeira largada, Fabio Quartararo completou a corrida na sexta posição, a frente de Maverick Viñales (Aprilia), Alex Rins (Yamaha), Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) e Augusto Fernandez (KTM), que completou os dez primeiros.
No campeonato, Martin agora tem 24 pontos de vantagem para Bagnaia, que precisa vencer as duas corridas finais da temporada, cujo destino final foi anunciado hoje. O circuito de Montmeló, próximo à Barcelona, entre 15 e 17 de novembro.
GP da Malásia – Classificação Final
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 19 voltas in 38:04,563 min
- Jorge Martín (E), Ducati, +3,141 seg
- Enea Bastianini (I), Ducati, +10,484
- Alex Marquez (E), Ducati, +12,230
- Pedro Acosta (E), KTM, +13,699
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +16,245
- Maverick Vinales (E), Aprilia, +19,447
- Alex Rins (E), Yamaha, +20,611
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +21,994
- Augusto Fernandez (E), KTM, +22,174
- Johann Zarco (F), Honda, +25,625
- Marc Marquez (E), Ducati, +27,276
- Aleix Espargaro (E), Aprilia, +27,604
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +27,949
- Luca Marini (I), Honda, +28,838
- Raul Fernandez (E), Aprilia, +38,847
- Andrea Iannone (I), Ducati, +47,599
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +48,956