Pecco Bagnaia venceu o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, em Montmeló. O bicampeão usou e abusou da experiência para ultrapassar Jorge Martin a cinco voltas do final. Marc Márquez fez corrida de recuperação e chegou em terceiro.
Bagnaia (Ducati) vinha em baixa desde ontem (25), quando caiu na liderança da Sprint Race a poucas voltas do final. Decidido a fazer melhor na corrida longa, o italiano tomou a ponta logo na largada seguido de Pedro Acosta (GasGas), Brad Binder (KTM) e Martin (Pramac Ducati).
Depois de um começo discreto, Martin superou Binder, Acosta e Bagnaia tomando a liderança da corrida na quinta volta. Acosta estava confiante de vencer a sua primeira corrida de MotoGP na Catalunha e também passou o bicampeão para ficar em segundo.
`
Acosta estava muito próximo de Martin, sonhando em tomar a liderança, quando perdeu o controle da sua moto na frenagem para a curva 10. O novato espanhol não se deu por vencido e voltou à prova, mas na 20ª posição, sem qualquer chance de posições de destaque.
Isso deixou Bagnaia novamente em segundo, bem a frente dos demais competidores que não conseguiam acompanhar o ritmo da Ducati GP24. O italiano começou a se aproximar de Martin e a ultrapassagem decisiva aconteceu na 19ª volta.
Enquanto isso, Marc Márquez (Gresini Ducati), que havia largado apenas 14ª posição, já vinha em quinto. O octacampeão passou Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) na 18ª volta e Aleix Espargaró (Aprilia) na volta 21 para ficar em terceiro, porém já muito longe dos líderes.
Bagnaia ainda conseguiu abrir quase 2 segundos de vantagem quando cruzou a linha de chegada a frente de Martin após 24 voltas. Márquez chegou mais de 10 segundos atrás e ainda teve que conter os ataques de Espargaró, que não desistiu de recuperar a posição até o final.
Nos últimos instantes, Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) conseguiu ultrapassar Raul Fernandez e cruzar em quinto. Alex Márquez (Gresini Ducati) foi o sétimo, Binder apenas em oitavo, Enea Bastianini (Ducati) o nono e Fabio Quartararo (Yamaha), a melhor moto japonesa em 10ª.
Acosta se recuperou o suficiente para concluir a corrida na 13ª posição, tendo ultrapassado todos os pilotos da Honda, além de Alex Rins (Yamaha) e de Bastianini, que foi punido pela direção de prova por não ter cumprido uma penalidade de dupla volta longa.
Com os resultados, Martin sustenta a liderança do campeonato com 155 pontos. Bagnaia voltou para o segundo lugar com 116, apenas dois a frente de Márquez. Está ficando claro que a briga pelo título ficará entre estes três candidatos. A próxima etapa acontece já na próxima semana em Mugello, na Itália.
GP da Catalunha – Resultados Finais
- Pecco Bagnaia, Ducati, 24 voltas em 39:11,726 min
- Jorge Martin, Ducati, + 1,740 seg
- Marc Márquez, Ducati, + 10,491
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 10,543
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 15,441
- Raúl Fernández, Aprilia, + 15,916
- Alex Márquez, Ducati, + 16,882
- Brad Binder, KTM, + 18,578
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 20,477
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 20,889
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 21,023
- Maverick Vinales, Aprilia, + 22,137
- Pedro Acosta, KTM, + 31,967
- Taka Nakagami, Honda, + 32,987
- Joan Mir, Honda, + 33,132
- Johann Zarco, Honda, + 34,554
- Luca Marini, Honda, + 36,689
- Enea Bastianini, Ducati, + 50,615*
- Stefan Bradl, Honda, + 55,295
- Alex Rins, Yamaha, + 1:03,428
*Punido por não ter cumprido penalidade de dupla volta longa