Demorou, mas a primeira vitória de Francesco Bagnaia na MotoGP conquistada no GP de Aragão realizado ontem (12) foi mais do que especial. O italiano da Ducati conseguiu conter Marc Márquez (Honda) em nada menos do que sete tentativas de ultrapassagem.
Bagnaia largou na pole position, mas nunca obteve uma liderança muito tranquila. Márquez vinha sempre próximo e nas últimas voltas aplicou todo o conhecimento que acumulou em 8 títulos e 8 anos de Categoria Rainha. Mas o italiano de 24 anos aguentou firme e não cometeu nenhum erro até a linha de chegada.
“Só posso dizer que me diverti muito (risos). Decidi ficar na frente dele o tempo todo porque era a melhor posição possível, quando você tem pouca aderência é mais fácil de defender do que atacar“, contou Bagnaia. “Sabia que ele não me ultrapassaria até o final, quando o fez percebi que não poderia frear como queria porque não tinha mais pneu traseiro. Só pensava em não deixá-lo passar em nenhuma curva, pois assim teria sido difícil recuperar“.
A trajetória de Bagnaia no Campeonato Mundial é discreta, mas sólida. Membro da academia de jovens pilotos de Valentino Rossi, ‘Pecco’ como é conhecido, foi melhorando progressivamente até conquistar o título da Moto2 em 2018. Seus dois primeiros anos de MotoGP foram difíceis, mas agora ele diz sentir-se plenamente à vontade.
“Se você analisar a minha carreira, verá que na Moto3 sofri muito antes de ser competitivo, depois fui para a equipe Aspar e me senti muito bem lá. Na Moto2 Fui o melhor estreante no primeiro ano e depois fui proclamado campeão“, relembrou. “Na MotoGP sofri nos primeiros dois anos, mas desde que entrei para a equipe de fábrica da Ducati sinto-me incrivelmente bem. Às vezes, a situação em que se encontra é importante, sentir que você é o centro do projeto, como eu agora, e isso me dá mais paz de espírito.“
Com a vitória, Bagnaia ultrapassou Joan Mir (Suzuki) na vice-liderança do campeonato, com 161 pontos. Mas Fabio Quartararo (Yamaha), que completou o GP de Aragão em uma discreta oitava posição, ainda tem a liderança folgada de 214 pontos. O GP de San Marino em Misano acontece no próximo domingo (19).