Pecco Bagnaia foi o mais rápido no treino que define as dez primeiras entradas para o Q2 do GP da Malásia em Sepang. O italiano foi apenas 50 milésimos mais rápido que Jorge Martin, que caiu tentando superá-lo.
No primeiro treino livre (FP1), Bagnaia (Ducati) também já havia sido o mais rápido, seguido de Fabio Quartararo (Yamaha). Andrea Iannone (VR46 Ducati), realizando o seu primeiro treino na MotoGP desde 2019, e o primeiro teste com a moto surpreendeu ficando na nona posição.
Nos primeiros minutos do treino da tarde, Martin foi o mais rápido, seguido de Jack Miller (KTM) e Pedro Acosta (KTM). Brad Binder (KTM) e Aleix Espargaró (Aprilia) caíram sob uma temperatura de 34 graus. Ambos, no entanto, foram capazes de retornar por conta própria aos boxes.
Com 15 minutos no relógio, três motos japonesas estavam entre os dez mais rápidos, com Johann Zarco (LCR-Honda) em quinto, Quartararo em sexto e Alex Rins (Yamaha) em décimo. Fora do top 10, Bagnaia se concentrava apenas na regulagem de sua moto.
Para espanto da sua equipe Aprilia e de todos os que assistiam, Espargaró, caiu pela segunda vez – quase que exatamente do mesmo jeito, escorregando de frente na curva 9. Restando 20 minutos, a pista estava vazia. Quase todos os pilotos voltaram aos boxes antes do ataque final.
Quando Bagnaia finalmente voltou à pista em busca de tempos velozes, conseguiu logo 1min58s6, assumindo a liderança pela primeira vez. Mas Martin não estava a fim de ficar atrás e rebateu com 1min57s8. Poucos segundos depois, Enea Bastianini (Ducati) entrou na briga em segundo.
Restando apenas três minutos, Bagnaia conseguiu 1min57s679 colocando 0s050 de vantagem sobre Martin. Ao contra-atacar novamente, “Martinator” caiu na curva 1. No apagar das luzes Maverick Viñales (Aprilia) subiu ao quarto lugar, seguido de Alex Márquez (Gresini Ducati).
E Marc Márquez? O piloto da Gresini Ducati não conseguiu brigar pela liderança e estava em 11ª um minuto antes da bandeirada – fora do Q2, portanto. Mas, no último segundo ele conseguiu subir para 10ª deixando o estreante Acosta em 11º lugar.
Pela primeira vez no ano, ambos os pilotos da Yamaha, Quartararo e Rins se classificaram juntos para o Q2. O mesmo não aconteceu na Honda, com os quatro piloto de fora. Apenas uma Aprilia entrou, a de Viñales. O mesmo vale para a KTM, em nono com Miller.
Pilotos de peso serão obrigados a passar pelo Q1, como Marco Bezzecchi (VR46 Ducati), Brad Binder e Aleix Espargaró. Andrea Iannone sentiu o aumento do ritmo e finalizou a sessão apenas em 21ª a quase dois segundos do líder.
GP da Malásia – Treino que define as entradas para o Q2
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 1:57.679 min
- Jorge Martín (E), Ducati, +0,050 seg
- Enea Bastianini (I) Ducati, +0,198
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +0,462
- Alex Márquez (E), Ducati, +0,617
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +0,624
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +0,631
- Alex Rins (E), Yamaha, +0,657
- Jack Miller (AUS) KTM, +0,681
- Marc Márquez (E), Ducati, +0,683
- Pedro Acosta (E), KTM, +0,759
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +0,781
- Johann Zarco ( F), Honda, +0,946
- Brad Binder (ZA), KTM, +0,970
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +1,321
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +1,428
- Aleix Espargaró (E) , Aprilia, +1.509
- Luca Marini (I), Honda, +1.696
- Augusto Fernandez (E), KTM, +1.723
- Joan Mir (E), Honda, +1.856
- Andrea Iannone (I), Ducati , +1.939
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +2.429