Pecco Bagnaia foi novamente o mais rápido hoje (20), segundo e último dia dos testes coletivos da MotoGP no circuito de Losail, no Catar. O campeão mundial estabeleceu o tempo de 1min50s952 superando em quase 1 segundo o recorde da pista no ano passado.
Tal como no primeiro dia realizado ontem (19), houve pouca atividade nas primeiras horas no circuito de Losail, nos arredores da capital Doha, devido às altas temperaturas do final da tarde. Apenas metade do pelotão arriscou dar algumas voltas. Marc Márquez (Gresini) foi um deles e teve um problema mecânico.
Fabio Quartararo (Yamaha) liderou os primeiros estágios com o tempo de 1min54s122, ainda bem acima dos 1min52s040 estabelecido por Bagnaia (Ducati) ontem. O que demonstra como são as coisas no Catar: é preciso esperar o sol se por para que os tempos competitivos comecem a aparecer à medida que a pista esfria.
Pouco depois das 16h houve uma bandeira vermelha, aparentemente porque Joan Mir (Repsol-Honda), ficou preso na Curva 1 com um problema. Após o pequeno intervalo, Bagnaia retomou a liderança com 1min52s575, seguido de Maverick Viñales (Aprilia) e de Marc Márquez em terceiro, mas isso não durou muito tempo.
Às 17h20, no horário local, Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) superou Bagnaia no topo da tabela de tempos de terça-feira com 1min52s483. Mas o tempo do bicampeão estabelecido na segunda-feira, 1min52s040, ainda era a referência. À medida que anoitecia, os tempos diminuíam gradualmente.
Marc Márquez, por exemplo, melhorou bastante, para 1min52s516, mais de quatro décimos de segundo em comparação com ontem e entrou temporariamente no top 10. Pouco antes das 18h, Jorge Martin (Pramac Ducati) e Enea Bastianini (Ducati) ficaram a 0s128 e 0s096, respectivamente, do tempo de Bagnaia.
Marco Bezzecchi (VR46 Ducati), na Desmosedici GP23 do ano passado foi quem estabeleceu o primeiro tempo de 1min51s do teste de seu companheiro de equipe, Fabio di Giannantonio finalmente superar o recorde do ano passado com 1min51s569 pouco antes das 19h00 locais.
Na medida em que a pista ficava melhor e os momentos finais do teste se aproximavam, todos saíram em busca de tempos. Brad Binder (KTM), Quartararo, Maverick Viñales (Aprilia) e Aleix Espargaró (Aprilia) entraram na briga, este, inclusive, fazendo o ótimo tempo de 1min51s260, também muito abaixo do recorde de Luca Marini (1min51s762) em 2023.
Mas Bagnaia mostrou que tinha sobras ao marcar 1min50s952, quase 8 décimos mais rápido do que o recorde de Marini e o único piloto a rodar em 1min50s. Seu companheiro Enea Bastianini chegou perto com 1min51s072 e mostrou que será uma presença muito mais constante nas primeiras posições nessa temporada.
Espargaró ficou em terceiro e Marc Márquez em quarto. O octacampeão marcou 1min51s335 apesar de uma queda posterior na curva 4. Raul Fernandez e Viñales vieram na sequência, em quinto e sexto confirmando a melhora da Aprilia para esse ano. Binder, na primeira KTM, ficou em 9ª. As fabricantes europeias ocupam as 13 primeiras posições.
A primeira japonesa apareceu com Quartararo na 14ª posição, a 1 segundo do líder Bagnaia. O quarteto Honda, com Johann Zarco, Takaaki Nakagami, Joan Mir e Luca Marini ficou entre 17ª a 20ª lugar. Com a pré-temporada encerrada, os pilotos se reencontram nessa mesma pista dentro de duas semanas e meia para a etapa de abertura do campeonato, em 10 de março.
Testes de Losail – Dia 2 (Tempos combinados)
1. Bagnaia, Ducati, 1:50,952 min
2. Bastianini, Ducati, + 0,120 seg
3. Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,308
4. Marc Márquez, Ducati, + 0,383
5. Raúl Fernández, Aprilia, + 0,389
6. Viñales, Aprilia, + 0,435
7. Martin, Ducati, + 0,514
8. Di Giannantonio, Ducati, + 0,537
9. Brad Binder, KTM, + 0,631
10. Bezzecchi, Ducati, + 0,726
11. Miller, KTM, + 0,768
12. Oliveira, Aprilia, + 0,884
13. Alex Márquez, Ducati, + 0,992
14. Quartararo, Yamaha, + 1,013
15. Acosta, KTM, + 1,094
16. Rins, Yamaha, + 1,151
17. Zarco, Honda, + 1,210
18. Nakagami, Honda, + 1,432
19. Mir, Honda, + 1,505
20. Marini, Honda, + 1,725
21. Augusto Fernández, KTM, + 1,818
22. Crutchlow, Yamaha, + 2,060
23. Pirro, Ducati, + 2,703
24. Savadori, Aprilia, + 10,448