Francesco Bagnaia foi liberado pelos médicos da MotoGP hoje (7) para correr o Grande Prêmio de San Marino no próximo domingo (10). O campeão do mundo vem de um acidente assustador na Catalunha, domingo passado.
Bagnaia (Ducati) perdeu o controle da moto na terceira curva após a largada caindo na frente de todo o pelotão. Brad Binder (KTM) não conseguiu desviar e passou por cima das pernas do piloto de 26 anos. Na hora, chegou a se temer o pior.
Miraculosamente, Bagnaia escapou ileso, inclusive sem fraturas nas pernas. O campeão foi submetido a diversos exames, que revelaram apenas escoriações pelo corpo. O aval definitivo veio agora há pouco, quando os médicos da MotoGP o consideraram apto para participar do GP em casa.
Bagnaia, portanto, está em condições de defender sua liderança no campeonato, que foi reduzida para 50 pontos após o GP da Catalunha. Desde segunda-feira, o italiano tem feito um programa de fisioterapia sofisticado com Carlo Casabianca, o guru fitness da VR46 Riders Academy.
De acordo com a imprensa italiana, Bagnaia evitou o público ainda mais do que o habitual nos últimos dias e não foi visto nos seus lugares regulares entre Pesaro e Gabbice Mare. Ainda assim, o campeão mundial, pretende utilizar dois capacetes comemorativos em Misano.
O mesmo não se pode dizer de seu companheiro de equipe, Enea Bastianini. Causador do grande acidente na primeira curva, o italiano teve duas fraturas e não deve voltar antes do GP da Indonésia em outubro comprometendo ainda mais a sua já complicada temporada.