Francesco Bagnaia garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Emilia Romanha de MotoGP no circuito de Misano. O bicampeão deixou para trás Jorge Martin e Enea Bastianini e se coloca como favorito a etapa. Marc Márquez caiu e parte apenas do sétimo lugar.
Bagnaia (Ducati) já havia dado mostras de sua velocidade ontem (20) no treino que define as entradas para o Q2, onde quebrou o seu próprio recorde de volta. Parece evidente que os italianos enfim encontraram o acerto ideal para a GP24, o que não aconteceu há duas semanas.
No Q1, Brad Binder (KTM) fez o dever de casa após uma sexta-feira ruim e garantiu a passagem para o Q2 com o tempo de 1min31s070. Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) agarrou-se à segunda e última vaga, enquanto Alex Márquez (Gresini Ducati) caiu e largará apenas do 21ª lugar.
Na primeira volta cronometrada, foi Martin (Pramac Ducati) quem começou na frente, com um tempo abaixo de 1min31s. Apenas um minuto depois, Bagnaia e Pedro Acosta (KTM) foram mais rápidos. “Martinator”, então, deu o troco, ganhou meio segundo e recuperou o primeiro lugar.
Márquez (Gresini Ducati), que a essa altura vinha em quarto lugar, sentiu a elevação do nível e caiu na curva 3 sem maiores consequências. Como os reparos não foram possíveis, o espanhol teve que trocar de moto e voltou à pista restando apenas três minutos para o final.
O duelo continuou entre os dois duelistas pelo campeonato. Bagnaia alcançou a volta mais rápida já feita em uma motocicleta em Misano, 1min30s031. Martin bem que se esforçou, mas ficou 0s214 atrás. No último minuto Enea Bastianini subiu do 10ª para o terceiro lugar.
Acosta, Binder e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) também melhoraram nas suas últimas voltas e empurraram Márquez para o 7ª lugar. Maverick Vinales (Aprilia), Fabio Quartararo (Yamaha) e Franco Morbidelli (Pramac Ducati) completam os dez primeiros.
O GP da Emilia Romanha, que veio como uma solução “tapa buraco” para a desistência do GP da Índia, terá apenas 21 pilotos no grid, porque Alex Rins (Yamaha) desistiu de sua participação devido a uma gripe muito forte que lhe rendeu febre alta e dificuldades respiratórias.
GP da Emilia Romanha – Grid de Largada (12 primeiros)
- Francesco Bagnaia (I), 1:30.031 min
- Jorge Martín (E), Ducati, +0,214 seg
- Enea Bastianini (I) Ducati, +0,533
- Brad Binder (ZA), KTM, +0,605
- Pedro Acosta (E), KTM, +0,700
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +0,806
- Marc Márquez (E), Ducati, +0,849
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +0,878
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +0,890
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +0,901
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +1,006
- Miguel Oliveira (P), Aprilia, +1,083