Pecco Bagnaia foi o mais rápido hoje (19), primeiro dia dos testes coletivos no Catar. O campeão do mundo marcou o tempo de 1min52s040 ficando pouco mais de dois décimos a frente de Jorge Martin.
Os testes do Catar começaram devagar no início da tarde, devido às altas temperaturas e aos fortes ventos no circuito Internacional de Losail, que fica no meio do deserto. Michele Pirro (Pramac), novamente no lugar do lesionado Franco Morbidelli, e Pedro Acosta (GasGas) foram os primeiros a sair, mas fazendo tempos muito altos.
Só depois das 15h30, no horário local, é que mais e mais pilotos entraram na pista – e os tempos também caíram, mas ainda assim, bem acima do esperado. Maverick Viñales (Aprilia) foi o primeiro a estabelecer uma volta razoavelmente rápida, 1min54s883. Para efeito de comparação, o recorde da pista conseguido por Luca Marini no ano passado é 1min51s762.
Pouco antes das 18h30, o seu companheiro de equipe Aleix Espargaró substituiu-o na primeira posição com o tempo de 1min53s088. Depois, Fabio Di Giannantonio (VR46), Brad Binder (KTM) e Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) se intrometeram na briga, com o jovem piloto espanhol sendo o primeiro piloto a entrar na casa de 1min52s.
Pouco depois das 19 horas, Bagnaia entrou na disputa ficando a 0,167 segundos de Fernandez. Mais do que nunca, as Aprilias mostravam força e ocupavam três das quatro primeiras posições, com Davide Brivio exercendo o seu primeiro dia de trabalho na Trackhouse Racing. Jorge Martin (Pramac) e Di Giannantonio vinham na sequência.
Na reta final do dia, no entanto, a Ducati voltou a mostrar a sua força dominante. Bagnaia marcou 1min52s040 e assumiu a liderança, trazendo seu companheiro de equipe Enea Bastianini em segundo. Em seguida, Martin o desbancou ficando apenas 0s220 atrás do líder. Depois, Aleix Espargaró e Binder voltaram à pista e melhoraram para terceiro e quarto.
Com a pista esfriando, os tempos melhoravam continuamente, mas as atividades precisaram ser encerradas às 21h00 locais. Ainda assim, Di Giannantonio, Viñales e Alex Márquez (Gresini) também conseguiram melhorar no que significou em um top 8 apenas de Ducati, Aprilia e KTM. A primeira Honda foi a de Johann Zarco, em nono, seguido de Fabio Quartararo (Yamaha) em décimo.
Zarco fez o seu tempo com a nova aerodinâmica e asas que eles trouxeram para o Catar e ficou a apenas 0s592 de Bagnaia. Os sinais vindos da Honda são definitivamente encorajadores. Quartararo, por outro lado, parecia tentar encontrar uma forma de tornar a Yamaha mais suave e melhorar a sua aderência mecânica. Seu companheiro, Alex Rins ficou apenas em 19ª.
Discreto, como também já havia sido em Sepang, Marco Bezzecchi (VR46) ficou em 11ª, mas não foi a Ducati mais lenta. Com exceção do piloto de testes Pirro, esta foi a de Marc Márquez (Gresini), que percorreu 58 voltas e se posicionou em 16ª. Outro que não chamou atenção foi Miguel Oliveira (Trackhouse), que rodou 57 voltas e encerrou o dia em 21ª. Os testes continuam amanhã (20).
Testes de Losail – Dia 1
- Pecco Bagnaia, Ducati, 1min52s040
- Jorge Martin, Ducati, + 0,220 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,292
- Brad Binder, KTM, + 0,296
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,427
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,455
- Alex Márquez, Ducati, + 0,516
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,549
- Johann Zarco, Honda, + 0,592
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,597
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,759
- Raúl Fernández, Aprilia, + 0,774
- Joan Mir, Honda, + 0,783
- Jack Miller, KTM, + 0,856
- Pedro Acosta, KTM, + 0,898
- Marc Márquez, Ducati, + 0,919
- Takaaki Nakagami, Honda, + 1,168
- Luca Marini, Honda, + 1,393
- Alex Rins, Yamaha, + 1,602
- Augusto Fernández, KTM, + 1,715
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,903
- Michele Pirro, Ducati, + 2,469
- Cal Crutchlow, Yamaha, + 2,471