Pecco Bagnaia venceu hoje (10) a Sprint Race do Grande Prêmio da Itália de MotoGP no circuito de Mugello. O campeão do mundo controlou a aproximação de Marco Bezzecchi, que chegou em segundo. Jorge Martin completou o pódio.
Bagnaia (Ducati) manteve a ponta na largada, marcada pela queda de Alex Márquez (Gresini) na primeira curva, empurrado por Brad Binder (KTM). O sul-africano seria depois obrigado a pagar uma volta longa como punição a esse incidente.
Marc Márquez, (Honda), que pouco antes havia causado polêmica na briga pela pole position, conseguiu manter a segunda posição, mas não por muito tempo: na segunda volta, Jorge Martin (Pramac) assumiu o posto e logo em seguida a liderança, quando a pista recebeu os primeiros pingos de chuva.
As nuvens negras nos céu deixavam a dúvida: vai chover em breve? Especialista em pista, molhada, Jack Miller (KTM) se animou e subiu para terceiro. Mas na disputa com Márquez, os dois ficaram para trás, abrindo espaço para Bezzecchi (VR46) e Johann Zarco (Pramac) subirem para terceiro e quarto.
A chuva, no entanto, não se confirmou e Bagnaia recuperou a ponta de Martin na quarta volta. Mais uma vez, com um grande ritmo durante a corrida, Bezzecchi logo em seguida passou o espanhol com facilidade e foi no encalço de Bagnaia.
Na metade da corrida, parecia que Bezzecchi ia passar Bagnaia com facilidade. Mais atrás, Zarco fazia o mesmo com Martin. O campeão do mundo, entretanto, conseguia neutralizar os ataques do rival. Enquanto isso, Binder estabelecia um novo recorde de velocidade máxima, 366,1 km/h.
Nada mudou nas primeiras posições nas últimas voltas, com Bagnaia cruzando a linha de chegada seguido de Bezzecchi e Martin, muito pressionado por Zarco em quarto. Mais afastado, Luca Marini cruzou em quarto, a frente de Miller, Márquez, Aleix Espargaró (Aprilia) e Enea Bastianini (Ducati).
Completamente indefeso nessa pista muito veloz, Fabio Quartararo (Yamaha) largou apenas em 14º e precisou se esforçar muito para chegar em décimo à frente de Binder e de Miguel Oliveira (RNF Aprilia), que progrediu de 18º para 12º à frente de Maverick Viñales (Aprilia).
Grande Prêmio da Itália – Sprint Race
- Pecco Bagnaia, Ducati, 11 voltas
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,369 seg
- Jorge Martin, Ducati, + 0,952
- Johann Zarco, Ducati, + 1,009
- Luca Marini, Ducati, + 3,668
- Jack Miller, KTM, + 3,772
- Marc Márquez, Honda, + 3,905
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 6,062
- Enea Bastianini, Ducati, + 6,431
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 6,458
- Brad Binder, KTM, + 6,458
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 6,672
- Maverick Viñales, Aprilia, + 7,930
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 11,508
- Michele Pirro, Ducati, + 14.344
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 16,666
- Takaaki Nakagami, Honda, + 16,725
- Lorenzo Savadori, Aprilia, + 17,247
- Raúl Fernández, Aprilia, + 21,596
- Augusto Fernández, KTM, + 35,212
- Jonas Folger, KTM, + 46,189