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Suzuki GSX-R1000 pode ser atualizada em breve

Lucas Carioli 21 de fevereiro de 2020


Novos registros de patente descobertos indicam que a Suzuki já está trabalhando em uma atualização importante na GSX-R1000, principalmente no motor. A novidade é um sistema de válvulas variáveis acionados eletronicamente.

Lançada em 2017, a atual geração pode ganhar atualizações em breve. (Suzuki)

Introduzida em 2017, a atual geração da icônica superbike já conta com um sistema VVT, mas de acionamento totalmente mecânico utilizando a força centrífuga para alterar o tempo da árvore de manivelas de admissão, dependendo apenas das rotações do motor.

Trata-se de um sistema muito mais simples do que o da BMW S1000RR atual, que altera o sincronismo e o levantamento das válvulas por meio de um mecanismo hidráulico operado por computador. As Ducati Multistrada e Diavel também baseiam-se em um sistema eletrônico e, embora apenas alterem a temporização da válvula (e não se elevem como a BMW), são mais versáteis do que o modelo da Suzuki.


O sistema VVT atual é de acionamento mecânico. (Suzuki)

E por que a Suzuki fez o seu sistema dessa forma? O projeto foi desenvolvido para os modelos GSX-RR de MotoGP, onde as regras proíbem especificamente o uso de VVTs acionados de modo eletrônico ou hidráulico. Nas ruas e estradas, no entanto, essas restrições não existem, de modo que a GSX-R1000 fica em desvantagem.

Mas de acordo com os britânicos do Bike Social isso está prestes a mudar. Eles descobriram os desenhos de patentes aqui apresentados, que revelam um sistema de válvulas variáveis muito mais refinado, com um solenóide muito mais compacto ao lado do cabeçote e nenhum dos tubos de óleo externos do design anterior.

O fluxo de óleo agora é todo interno, com um cabeçote reprojetado para fornecer as vias extras de óleo (imagem 3). Além de reduzir significativamente o número de componentes, o design facilita o processo de fabricação e não precisa realizar grandes alterações no chassi da motocicleta.

Outro motivo importante para a Suzuki atualizar a GSX-R1000 é adequar a sua principal superbike às novas normas antipoluição do Euro5, que passaram a vigorar em janeiro. O modelo atual, padrão Euro4, pode continuar a ser vendido, mas por um período limitado de tempo. As novidades, portanto, não devem demorar tanto para aparecer.


Tags: GSX-R1000 Segredos Suzuki

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