Lembram-se quando dissemos que a Ducati iria disponibilizar uma atualização nos softwares das Panigale 1299 modelo 2015 e 2016? Pois o gesto não será de graça: o custo é de nada menos do que $ 565 dólares, ou mais de R$ 1.770,00 reais em uma conversão simples.
A iniciativa, considerada inédita na indústria motociclística até então, era esperada como gratuita, já que o trabalho de atualização na centralina eletrônica envolve pouca ou praticamente nenhuma mão-de-obra aos mecânicos da Ducati.
No entanto, a divisão da marca na América do Norte justificou a cobrança afirmando que a atualização possibilita recursos antes não disponíveis e precisa cobrir os custos de desenvolvimento, feito em parceria com os alemães da Bosch.
Desenvolvido para os modelos 2017 da 1299 Panigale e suas respectivas versões especiais “Superleggera” e “Final Edition”, o chamado “DTC EVO” é capaz de medir, em tempo real, seis eixos inerciais na motocicleta, abrindo um leque muito maior de controle e configuração ao proprietário.
Um dos maiores diferenciais está no controle de tração, muito mais preciso atuante. Em um módulo convencional, o software limita-se apenas em evitar o a patinação da roda, mas com o DTC EVO, as acelerações são dosadas em todas as faixas de rotação.
A atualização está disponível, a princípio, apenas para os modelos 1299 Panigale fabricados entre 2015 e 2016 nos concessionários dos Estados Unidos e Canadá, mas deve chegar à outros países em breve.
Leia também
Ducati vai disponibilizar recursos eletrônicos a modelos mais antigos
Versão especial da 959 Panigale está à caminho
MV Agusta customiza Dragster RR para cliente excêntrico