Parece que ataques de hackers são coisa de filme, mas não. A Suzuki da Índia foi alvo de um ataque cibernético contra suas operações que interrompeu a produção de mais de 20.000 motocicletas.
De acordo com a imprensa indiana, o ataque cibernético ocorreu em 10 de maio e interrompeu a produção de motocicletas até agora. Parece que as mais afetadas têm sido as scooters, já que os modelos, Burgman e Access são os que registram os maiores números de vendas, 90%.
“Estamos cientes do incidente e informamos prontamente o departamento governamental competente. O assunto está sendo investigado e, por questões de segurança, não podemos fornecer mais detalhes neste momento“, disse a Suzuki em um comunicado.
O que não está claro, nem a Suzuki mencionou, é a origem do ataque, nem quando a produção da fábrica de motocicletas será retomada. Algumas fontes esclareceram que poderia ser retomada a partir desta semana, embora no momento ainda esteja em espera.
A Suzuki Motorcycle da Índia foi a quinta maior fabricante de motocicletas do país no ano fiscal anterior, com um milhão de unidades fabricadas. A fábrica do país recentemente atingiu a impressionante marca de sete milhões de modelos fabricados desde a inauguração em 2006.
Globalmente, a Índia é o maior mercado de fabricação de motocicletas para a Suzuki fora do Japão. Os japoneses também usam o país como um importante centro de exportação, destinando 20% da produção de lá para outros mercados mundiais, sendo que quase 85% vem da Índia.