O segmento das motos Adventure é um dos mais concorridos e quase todas as montadoras já aderiram. Entre elas, não está a Aprilia. Mas o designer Oberdan Bezzi nos mostra que a marca italiana ficaria muito bem nessas condições.
Bezzi teve como inspiração os modelos Shiver e Dorsoduro, ambos equipados com um motor V-Twin de 900cc para criar o que ele chamou de “Aprilia Tuareg 900”. Com rodas raiadas, suspensões altas e pneus borrachudos, a máquina parece pronta para encarar uma estrada empoeirada.
Nas esportivas Shiver e Dorsoduro, esse motor rende 95 cv a 8.750 rpm, com um torque de 9 kgf.m a 6.500 rotações. Excelentes números, que tem como revés apenas o peso do conjunto. Cerca de 218 kg, o que não chega a ser um crime nesse segmento, mas já temos exemplos mais leves.
É praticamente a mesma coisa que a KTM fez ao lançar a 790 Adventure R no final do ano passado, derivada de sua naked média, a 790 Duke. E não é preciso muita imaginação para bolar diferentes versões, on-road e off-road, com diferentes níveis de acabamento e equipamentos.
A Aprilia é uma das marca italianas mais respeitadas do mundo, mas seu catálogo atual é bem limitado. Além das espetaculares RSV4 em suas quatro versões, há apenas a Shiver e a Dorsoduro. De resto, somente modelos de 50 e 125cc, além da linha scooter. No Brasil, não temos nenhum delas. Já está na hora do Grupo Piaggio dedicar mais investimentos na marca de Noale.