As salas de projetos da fabricantes fervilham de ideias e uma amostra disso a gente vê no que é enviado ao registro de patentes. Na BMW, assentos com controles eletrônicos, aquecimento e iluminação estão na pauta.
Os pedidos de patente recém-publicados mostram que a BMW está trabalhando em um método para iluminar seções do assento usando-o como um meio adicional para fornecer informações ao motociclista. A empresa registrou dois documentos de patente separados com ideias semelhantes.
A primeira patente sugere o uso de uma lâmpada voltada para baixo sob o assento que pode projetar luz colorida em uma superfície abaixo dela, visível através de uma seção frontal transparente ou translúcida do próprio assento. Essa luz pode ser usada para projetar cores ou ícones.
Os alemães sugerem que um ícone de bateria verde possa ser usado para representar o estado de carga de uma motocicleta elétrica, por exemplo, ou que as cores possam ser projetadas para “representar diferentes estados do veículo”.
A segunda patente mostra uma tecnologia diferente e de mais fácil obtenção, que utiliza o assento como display. Em vez de projetar em uma superfície reflexiva, usa um filme emissor de luz na superfície da frente do assento, logo à frente do piloto, para fazer toda a parte visível brilhar em vermelho.
E por que vermelho? Porque esta segunda patente se refere especificamente a assentos aquecidos. Em vez de uma simples luz no painel para informar que o aquecedor do assento está ligado, ele sugere que o próprio assento assuma um brilho avermelhado.
E a ideia não é apenas uma nova forma de levar informações ao motociclista, pois pretende jogar com nossa tendência natural de acreditar que algo vermelho será quente ao toque. “Com base nas experiências cotidianas, as pessoas associam calor ou calor à cor vermelha“, diz a própria patente.
Embora a iluminação funcione apenas na seção dianteira, logo atrás do depósito de combustível, como essa é a única parte do assento que o piloto pode ver, dá a impressão de que todo o assento assumiu o mesmo brilho. E tem até psicologia envolvida nisso.
“Como resultado apenas das expectativas, o usuário experimenta um efeito de aquecimento da área de iluminação brilhante ou iluminada da capa do assento“, diz o documento. Isso significa que o aquecimento real pode ser reduzido e você ainda acreditará que está aquecido.
Dá toda a pinta de ser uma tecnologia desenvolvida para motos elétricas como o scooter CE-04, embora a imagem das patentes contenha uma F850GS. Em um modelo elétrico, isso pode ser significativo, pois significa que o assento aquecido não afetaria substancialmente o alcance da moto.