O conhecido Jorge ‘Aspar’ Martinez anunciou ontem (26) que irá renomear sua equipe como “Angel Nieto Team” em homenagem ao lendário piloto espanhol que faleceu em agosto. Para completar, seu filho Galete terá um papel fundamental no time.
Martinez, que foi quatro vezes campeão das 80cc e 125cc (hoje Moto3) disse no anúncio que Nieto foi a sua grande inspiração para começar no motociclismo esportivo. O lendário piloto venceu 13 títulos (12+1) nos anos 60 e 70.
“Ángel Nieto é sinônimo de corrida de moto, um esporte que lhe deu tanto e a que ele deu tanto em troca. O motociclismo é o que é na Espanha, graças ao homem que colocou a primeira pedra e queremos homenagear esse fato renomeando nossa equipe com seu nome”, explicou Martínez.
O projeto vai além, prometendo ajudar jovens pilotos desde os primeiros estágios da carreira até chegarem ao campeonato mundial. Esse projeto será liderado pelo filho mais velho de Nieto, Galete, que correu pela equipe Aspar entre 1993 e 1997.
“Eu dei os primeiros passos nas corridas com Jorge Martínez, ele me guiou ao topo do pódio nos campeonatos europeu e espanhol“, disse Galete. “Ele sempre foi uma pessoa importante para a nossa família e ao seu lado agora estou prestes a começar um novo capítulo da minha vida profissional em uma equipe que levará o nome de meu pai“, completou.
Além de Galete, também correram pela Aspar o irmão Pablo e o sobrinho Fonsi, todos acompanhados de perto por Angel Nieto, que nunca se desligou do campeonato, onde ainda mantinha muitas amizades. “Ángel viverá para sempre, ele nunca vai deixar nossos corações e, com esse gesto, ele estará ainda mais em nossas mentes, se isso fosse possível, enquanto continuamos a produzir campeões e manter vivo a paixão de nosso esporte“, concluiu Martinez.
Nieto sofreu um acidente rodoviário no último dia 27 de julho, quando andava com seu quadriciclo pelas ruas de Ibiza, onde residia. O ex-piloto, que pilotava sem estar com o capacete afivelado corretamente sofreu severas lesões cerebrais vindo a falecer em 3 de agosto. O espanhol tinha 70 anos.