Muito tem se falado na Ducati Panigale V4, mas o momento também marca uma despedida: das 1299 Panigale R Final Edition, que estão chegando às concessionárias europeias e norte-americanas. Depois dessa leva, não haverá mais superbikes com o motor de dois cilindros em L.
Apresentada em julho do ano passado, a 1299 Panigale R Final Edition vem nas cores da bandeira italiana e com tudo o que havia de melhor na prateleira da Ducati a aquela altura. Apesar de dizer na época que essa não seria uma série limitada, a marca agora afirma que apenas 1299 unidades serão produzidas.
Trata-se do “canto do cisne” para o lendário motor V-Twin de exatos 1269 cm³, arquitetura que os ‘ducatistas’ mais puristas acreditavam que nunca iria ser aposentado. Seu rendimento é de 209 cv de potência a 11.000 rpm e 14,37 quilos de torque a a 9.000 rotações. O peso é de apenas 179 kg.
Assim que a última unidade for vendida, não haverão mais superbikes de alto desempenho com o motor “V-Twin” zero quilômetro. A Ducati vai concentrar os seus esforços no propulsor “Desmosedici Stradale“, que equipa a Panigale V4. O modelo já conta com três versões: Standard, Speciale e R.
Se você quiser ter um pedaço da história, é melhor agir rápido. O preço nos Estados Unidos da Final Edition foi anunciado em US$ 40.000,00, o que hoje (27) se equivale a R$ 155.600,00 reais, sem taxas de importação e impostos. Alô Ducati do Brasil, que tal trazer uma ou duas unidades para cá?