A Norton anunciou hoje (14) o começo da produção da V4SS, uma feroz superbike cuja tiragem inicial será de apenas 200 unidades. As primeiras 100, dedicadas exclusivamente ao mercado britânico chegam antes, já que devido ao “Brexit” não precisam se preocupar mais com as normas do Euro4.
Para quem ainda não ficou sabendo, após um referendo em 2016, a Grã-Bretanha anunciou a sua saída da União Europeia, movimento apelidado de “Brexit”, uma junção das palavras na língua inglesa Britain e Exit.
Com isso, esses países não tem mais a obrigação de seguir certas legislações impostas pela União Europeia, como o Euro4. A partir de janeiro, todas as motos comercializadas na Europa terão que obedecer à 4º fase das normas antipoluição, mesmo motivo que está tirando a icônica Suzuki Hayabusa de linha.
Dessa forma, é possível que as primeiras 100 unidades do motor V4 de 1200cc rendam um pouco mais que os declarados 200 cv a 12.500 rpm com um torque de 13,2 kgf.m a 10.000 rotações. As 100 primeiras unidades ficam prontas em março de 2019. As demais passarão por um processo de adaptação ao Euro 4 e chegam em maio.
Anunciada em 2017, a Norton V4SS reúne tudo o que há de melhor em termos de motociclismo esportivo na atualidade. O quadro é de dupla trave de alumínio, enquanto que as carenagens e as rodas são em fibra de carbono. As suspensões Öhlins são eletrônicas e completamente reguláveis.
Aliás, a eletrônica da motocicleta é de primeira, com uma centralina eletrônica (IMU) capaz de medir seis eixos inerciais, disponibilizando ainda, diversos níveis de ABS, de controle de tração, modos de pilotagem, quickshifter bidirecional, controle de largada e outros gadgets indispensáveis hoje em dia.
Depois de montar todas as V4SS, a Norton vai se concentrar em produzir as V4RR, uma versão mais light, que estará disponível a partir de julho de 2019. O próximo ano tende a ser movimentado para a pequena construtora britânica sediada em Donington Park.