A Arai apresentou, no início dessa semana, um novo capacete para o segmento sport-touring, o Quantic. Com a qualidade característica da marca japonesa, o casco chega com o objetivo de ser o mais seguro da categoria e o mais confortável para um dia inteiro sobre a motocicleta.
Lançado junto com o restante da linha 2021, o Quantic fica posicionado entre o mais esportivo “RX-7V” e o mais básico “Profile-V” como um capacete integral projetado para “o entusiasta, piloto de turismo esportivo de longa distância”.
Com um design totalmente novo, o Quantic traz uma entrada de ar inédita, discretamente posicionada abaixo do logotipo da marca na testa. Outras aberturas estão nas laterais e na região do queixo. Atrás, um spoiler ajuda a controlar a turbulência em altas velocidades. No total, são 12 portas de ventilação: seis entradas e seis saídas.
A concha externa é feita do que Arai chama de “cinto periférico eComplex de construção laminada”, material já usado em outros modelos, como o Concept-X. A forração EPS é multi densidade e com tecido antibacteriano. As almofadas se adaptam ao formato do rosto e tudo pode ser facilmente removido para limpeza ou emergência.
Um protetor de respiração evita que a viseira embace, bem como uma cortina de queixo que bloqueia o vento. A viseira “VAS Max Vision” está pronta para Pinlock e possui um sistema de abertura inspirado na Fórmula 1, que pode ser feita com apenas com um dedo. O capacete ainda pode ser equipado com um sistema de comunicação, com espaços para acomodar os alto-falantes e guardar a fiação.
Mas é no fator segurança que o capacete, como todo Arai, se destaca. O Quantic promete ser o primeiro modelo da marca a ser aprovado no mais rígido padrão ECE 22.06, que vai substituir o 22.05 na Europa a partir de 2021. Para se ter uma ideia, os testes envolvem uma queda livre em uma bigorna de aço a 45 graus, com mais de 275 de força G em ação.
Além disso, o sistema de retenção e de fivela são testados quanto à resistência à abrasão e carga de tensão (que não pode ser inferior a 3kN ou 674,4 lb). Também há testes para a viseira (que não pode quebrar quando uma bola de aço é disparada a 60m/s na altura do olho), facilidade de liberação e durabilidade.
Exigente, o padrão ECE exige uma amostragem de até 50 unidades a um laboratório designado. A Arai ainda está aguardando os resultados que devem sair em janeiro de 2021. O Quantic será disponibilizado entre os tamanhos XS e XXL nas cores branco, preto, preto fosco, cinza e em seis grafismos diferentes. Preços e disponibilidade ainda não foram anunciados.