A japonesa Arai está lançando, esse semestre, um novo capacete topo de linha, o RX-7V EVO. Além de vir com novos gráficos, o casco é mais seguro que o seu antecessor, o já lendário RX-7V.
Isso é conseguido graças à nova homologação europeia “ECE R22-06”, que exige um processo de teste mais rigoroso do que a aprovação anterior, ECE R22-05. Os novos testes incluem mais pontos de impacto, como um exame que mede a rotação do capacete.
Para atender a esse requisito, o capacete teve que ser consideravelmente adaptado, embora mantenha o mesmo formato externo “casca de ovo”, marca registrada de todos os Arai, lisa e redonda por fora e com uma concha interna de peça única, mas com camadas que possuem durezas diferentes.
O RX-7V Evo também possui uma melhor ventilação, ponto em que os cascos japoneses feitos à mão sempre pontuaram bem. Como sempre o interior, totalmente removível, é feito de material antibacteriano e hipoalergênico, mas as almofadas receberam um novo desenho e densidade para melhor dissipar a energia.
O sistema VAS (Variable Axis System), para fechamento da viseira, que não gira em um ponto fixo, mas segue um caminho obrigatório para se mover também permaneceu, assim como o fechamento de anel duplo D, derivado ao utilizado na Fórmula 1. Quem compra um Arai exige o máximo.
Feito à mão no Japão, o RX-7V Evo pode ser encomendado em tamanhos que variam do XL (extra pequeno) ao XXXL (extra grande) em cores sólidas, branco ou preto (para receber posterior pintura). Também está disponível uma versão com gráficos que homenageiam o Troféu Turista na Ilha de Man. O preço? Mais de 1.100 euros. Calcule…