No último dia 30 de julho, Nicky Hayden teria completado 40 anos. Para celebrar a vida do campeão mundial de 2006, a Arai está apresentando um novo modelo em sua homenagem.
Chamado de “Nicky Reset”, o capacete é um Corsair X com os mesmos grafismos utilizados por Hayden durante os testes coletivos de Valência em 2013. Na ocasião, o norte-americano estava deixando a Ducati para competir pela equipe privada Aspar na temporada 2014.
“Algum tempo depois da morte de Nicky, a família concordou coletivamente que queríamos manter sua memória e legado vivos para homenagear tudo o que ele conquistou e todas as vidas que ele tocou em tão curto período de tempo”, disse família Hayden em uma declaração.
“Uma das coisas mais conhecidas que pensamos que pode ser conectada imediatamente a Nicky foram as réplicas de seu capacete. Ao longo dos anos, Nicky teve dezenas de designs que fãs ao redor do mundo escolheram usar enquanto andavam de moto como um sinal de lealdade e respeito por ele“, disseram.
“É para esses fãs que escolhemos trabalhar com Arai para continuar a produzir as réplicas de Nicky. Se não fosse pelos fãs e sua contínua lealdade e desejo por novos designs de Nicky, não continuaríamos. Mas os fãs continuam a pedir réplicas de Nicky, então nos sentimos compelidos a disponibilizá-las.“
De acordo com a Arai, desde aquela época já se falava em transformar o “Reset” em um modelo de produção. O design simboliza a redefinição na carreira de Hayden naquele momento, que deixava uma equipe de fábrica para ingressar em um time particular. O norte-americano morreu após um acidente de bicicleta na Itália em 2017.
Tecnicamente, o capacete é um Corsair X típico, ou seja, um dos melhores do mundo. A concha estilo “casca de ovo” é construída com fibras sintéticas especiais, assim como o forro interior, que ajuda a manter um nível de pH neutro próximo à pele. O sistema Pinlock da viseira é de série. Infelizmente tudo isso tem um (alto) preço: US$ 1.019,95.