A Royal Enfield revelou oficialmente essa semana a Shotgun 650, sua nova custom média, que já vinha em desenvolvimento há algum tempo. E aqui estão todos os detalhes da moto que estará disponível nos revendedores em 2024.
Como já esperávamos, a Shotgun é impulsionada pelo mesmo motor de dois cilindros em linha e 648 cm³ que equipa as gêmeas Interceptor 650 e Continental GT 650, introduzidas em 2017. A potência máxima chega a 46,3 cv a 7.250 rpm e o torque a 52,3 Nm a 5.650 rotações.
O quadro é derivado da Super Meteor 650, uma estrutura tubular de aço, mas a Shotgun 650 tem uma distância entre eixos 35 mm mais curta, distância em relação ao solo 5 mm maior e uma ligeira perda de um 1 kg no peso total (240 kg).
Podemos rapidamente notar que trata-se da mesma moto, mas com propostas diferentes. A Shotgun foi concebida para apenas um ocupante e tiros curtos pela cidade. O seu tanque de combustível 13.8 litros é menor que o da Super Meteor (15,7) e o ângulo de esterço também (25,3 graus contra 27,6º).
Outras mudanças foram efetuadas na ciclística, com a Shotgun vindo com rodas de 18 e 17 polegadas, ao passo que a Super Meteor vem com 19 e 16 polegadas, respectivamente. Os garfos Showa invertidos são 33 mm mais curtos e os amortecedores duplos traseiros, 20 mm mais longos.
Os freios são os mesmos da Super Meteor, compostos de uma pinça de freio flutuante ByBre de dois pistões e um disco de 320 mm na dianteira, e uma pinça flutuante ByBre de dois pistões e um disco de 300 mm na traseira. O ABS é padrão.
Como é padrão na Royal Enfield, a instrumentação é composta por mostradores redondos mistos, com velocímetro e conta-giros analógico e as demais informações em uma tela LCD. O segundo mostrador é o Tripper Navigation, um sistema básico de GPS que se conecta ao seu smartphone via Bluetooth.
Apesar do visual clássico, a iluminação da Shotgun é toda de LED e há também uma porta USB para manter seu telefone carregado. O subchassi traseiro é fixado por apenas quatro parafusos, para que você possa rapidamente colocar um banco extra ou um rack para levar uma caixinha.
A Shotgun 650 estará disponível em quatro cores: Stencil White, Plasma Blue, Green Drill e Sheet Metal Grey. Royal Enfield ainda não anunciou o preço em nenhum lugar do mundo, mas provavelmente a Índia será o primeiro país a recebê-la. O Brasil também pode ter a sua no futuro.