Mais um ano se passa e continuamos apenas sonhando com a chegada da Aprilia no Brasil. A marca italiana, pertencente ao Grupo Piaggio, tem uma presença massiva na Europa e mostrou essa semana, no Salão de Colônia, a formidável Tuono V4 1100 Factory, que ficou ainda mais completa com a adesão de suspensões semi-ativas em seu modelo 2019.
Baseada na igualmente espetacular superbike RSV4, a Tuono 1100 é uma das hypernakeds mais fortes em produção regular no mundo. Seu motor de 4 cilindros inclinados a 65 graus é uma verdadeira usina de potência, capaz de gerar 177 cv e 12,2 kgf.m de torque. Nada mau para dar uma voltinha nas ruas, não é?
É claro que para segurar toda essa estupidez em linha reta, a motocicleta conta com uma farta gama de dispositivos eletrônicos, como modos de pilotagem (Track, Sport e Road), controle de tração, ABS em curvas, controle de largada, anti-wheelie, limitador de pitlane e até piloto automático. Chega ou quer mais?
Para 2019, a Aprilia incluiu na versão topo de linha Factory um novo conjunto de suspensões semi-ativas fornecidas pela sueca Öhlins. Além de serem mais grossos (125 mm contra 117 mm) os garfos invertidos são completamente reguláveis eletronicamente em tempo real, através de um comando no punho do motociclista.
Através desse interruptor, o piloto pode alterar as características da suspensão, que está ligada ao sistema de modos de pilotagem da motocicleta. Quer fazer a sua própria configuração? Sem problema, existe ainda o modo “manual”. Tudo é controlado pelo painel de 4,3 polegadas em TFT. E ainda tem um amortecedor de direção de série. O preço? Nem queira saber…
A Aprilia Tuono V4 1100 Factory deve chegar às concessionárias (europeias) no primeiro semestre de 2019 e estará está disponível “apenas” nas cores de guerra da Aprilia, prata, preta e vermelha, coloração que também está presente nas rodas. Mas acho que essa é uma limitação que não incomoda nenhum de seus fãs ao redor do mundo.