Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Aprilia Tuono V4 1100 Factory terá suspensão eletrônica em 2019

Lucas Carioli 5 de outubro de 2018


Mais um ano se passa e continuamos apenas sonhando com a chegada da Aprilia no Brasil. A marca italiana, pertencente ao Grupo Piaggio, tem uma presença massiva na Europa e mostrou essa semana, no Salão de Colônia, a formidável Tuono V4 1100 Factory, que ficou ainda mais completa com a adesão de suspensões semi-ativas em seu modelo 2019.

aprilia-tuono-v4-1100-factory-2019-1
Não falta mais nada: com suspensão eletrônica, a Aprilia Tuono 1100 Factory tem praticamente todos os acessórios disponíveis na atualidade. (Grupo Piaggio)

Baseada na igualmente espetacular superbike RSV4, a Tuono 1100 é uma das hypernakeds mais fortes em produção regular no mundo. Seu motor de 4 cilindros inclinados a 65 graus é uma verdadeira usina de potência, capaz de gerar 177 cv e 12,2 kgf.m de torque. Nada mau para dar uma voltinha nas ruas, não é?

É claro que para segurar toda essa estupidez em linha reta, a motocicleta conta com uma farta gama de dispositivos eletrônicos, como modos de pilotagem (Track, Sport e Road), controle de tração, ABS em curvas, controle de largada, anti-wheelie, limitador de pitlane e até piloto automático. Chega ou quer mais?

aprilia-tuono-v4-1100-factory-2019-4
Sensores eletrônicos atuam diretamente nas suspensões. (Grupo Piaggio)

Para 2019, a Aprilia incluiu na versão topo de linha Factory um novo conjunto de suspensões semi-ativas fornecidas pela sueca Öhlins. Além de serem mais grossos (125 mm contra 117 mm) os garfos invertidos são completamente reguláveis eletronicamente em tempo real, através de um comando no punho do motociclista.

Através desse interruptor, o piloto pode alterar as características da suspensão, que está ligada ao sistema de modos de pilotagem da motocicleta. Quer fazer a sua própria configuração? Sem problema, existe ainda o modo “manual”. Tudo é controlado pelo painel de 4,3 polegadas em TFT. E ainda tem um amortecedor de direção de série. O preço? Nem queira saber…

A Aprilia Tuono V4 1100 Factory deve chegar às concessionárias (europeias) no primeiro semestre de 2019 e estará está disponível “apenas” nas cores de guerra da Aprilia, prata, preta e vermelha, coloração que também está presente nas rodas. Mas acho que essa é uma limitação que não incomoda nenhum de seus fãs ao redor do mundo.


Tags: Notícias Salão de Colônia Tuono V4 1100 Factory

Post navigation

Previous Moto2: motores Honda da atual temporada estão à venda
Next Empresário aposta em Márquez na Ducati em três anos

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.