Assim como a Ducati, a Aprilia também está estreitando os laços entre suas motos de competição e de rua. Foi flagrado rodando em testes uma Tuono V4 1100 com asas aerodinâmicas semelhantes ao modelo que compete na MotoGP.
O flagra mostra o protótipo no circuito de Imola com o piloto de testes Lorenzo Savadori. Podemos ver pelas fotos que a moto está usando asas que se prendem à carenagem frontal, ao invés de nas laterais, como foi visto anteriormente na Aprilia RSV4.
Por falar em sua irmã carenada (a primeira de rua a conter asas, diga-se), não ficaríamos surpresos se a marca de Noale também o pacote aerodinâmico da RSV4 para o próximo ano, para manter as duas motocicletas visualmente mais alinhadas uma com a outra.
O GpOne, responsável pelo flagra, também levanta a hipótese de que o que estamos vendo aqui poderia ser uma versão naked da Aprilia RSV4X, uma versão da superbike apenas para pista, montada pelo departamento de competição.
Essa suspeita é levantada pelo número de peças em fibra de carbono e outros componentes de alta especificação aqui mostrados, mas a óbvia falta de piscas e faróis nos faz questionar sobre seu futuro como um modelo de rua.
A chegada da Ducati Panigale V4 e Streetfighter V4 redefiniu os limites do que deve ser uma motocicleta esportiva de rua, muito mais próximas de suas equivalentes nas pistas. A Aprilia pode estar trilhando o mesmo caminho, talvez perto demais. A resposta devemos saber nos próximos meses.