Os rumores de que Jorge Martin estaria de saída da Aprilia antes do término de seu contrato fizeram a fabricante italiana emitir um pronunciamento hoje (22). Eles afirmam que não vão desistir do piloto tão facilmente.

A temporada que seria de consagração para a Aprilia na MotoGP está sendo desastrosa. Martin sofreu um acidente no primeiro dia de testes em 2025 e ficou de fora por um mês. Prestes a embarcar para a primeira etapa, novo acidente, dessa vez mais sério. Mais dois meses fora.
Quando finalmente voltou, no GP do Catar, Martin sofreu outro acidente grave na corrida. Mais um longo período de reabilitação, onde se encontra agora. Para completar, seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi não está dando conta do recado e vem apenas em 12ª lugar no campeonato.
Nas últimas semanas surgiu a informação pela imprensa espanhola de que Martin estaria disposto a sair da Aprilia antes do término de seu contrato invocando uma cláusula de performance. O silêncio dele nas redes sociais só aumentaram os rumores. Agora a Aprilia resolveu se pronunciar.
“O contrato entre a Aprilia Racing e Jorge Martín é válido e está em vigor e, como tal, deve ser respeitado por ambas as partes até seu vencimento [final de 2026]”. A Aprilia Racing cumpriu integralmente e dentro dos termos e condições acordados e continuará a fazê-lo no futuro”, disseram.
“A Aprilia Racing nega que tenham ocorrido negociações entre as partes para alterar o prazo do contrato, que permanece como originalmente acordado. A equipe não comenta assuntos que não lhe dizem respeito diretamente, mas espera que outras equipes se abstenham de fazer ofertas a pilotos que já estão sob contrato. Tal comportamento seria, em qualquer caso, ilegítimo.”
“Toda a equipe continuará apoiando Jorge durante sua recuperação, como sempre fez, e está ansiosa para vê-lo de volta aos trilhos no RS GP”, encerra a nota. Ainda não se sabe quando Martin voltará à MotoGP. O piloto de testes Lorenzo Savadori o substituirá no GP da Inglaterra em Silverstone.
O fato de a Aprilia ter se pronunciado oficialmente sobre um rumor é significativo e sugere que são verdadeiros. O que resta saber é para quem a mensagem é endereçada: às equipes negociando com Martin ou ao próprio piloto. Um encontro no tribunal não está excluído.