A Aprilia apresentou, nos últimos dias, a RSV4 X-GP, uma edição limitada de sua principal superbike, com kit aerodinâmico semelhante à RS-GP de MotoGP e motor com 235 cv de potência. Apenas 30 serão feitas.

Nos últimos seis anos, a Aprilia tem disponibilizado uma edição limitada da RSV4 com detalhes adicionais que a deixam ainda mais próxima de sua irmã selvagem, a RS-GP. No ano passado foi a “RSV4 X ex3ma” e a desse ano já tinha sido detectada em julho com o registro de patente do nome “X-GP”.
A X-GP é a RSV4 mais potente já produzida pela Aprilia, com 238 cv a 13.750 rpm e 131 Nm de torque a 11.750 rpm extraídos de seu motor de quatro cilindros em V. Para termos uma comparação, RSV4 X ex3ma produzia a 230 cv a 13.500 rpm e 131 Nm de torque a 11.000 rpm. Isso para empurrar 165 kg (a seco).
Esses números foram alcançados aumentando a taxa de compressão, revisando as trombetas de admissão e adicionando um filtro de ar de alta permeabilidade. Além da maior potência, a moto também ostenta um arsenal aerodinâmico retirado diretamente da RS-GP modelo 2025.
Isso inclui asas superiores e inferiores de carbono, asas de curva e asas na rabeta e nos garfos — com as duas últimas sendo usadas aqui pela primeira vez em uma máquina de produção. Elas adicionam carga aerodinâmica nas fases de frenagem e curvas gerando 5 vezes mais downforce do que uma RSV4 comum.
O sistema aerodinâmico usa canais e formas que manipulam o fluxo de ar, criando um efeito venturi que leva à pressão negativa e efetivamente “suga” o veículo para o solo. Está presente nas RS-GP de MotoGP desde 2022 e chega à RSV4 pela segunda vez em uma máquina de produção limitada.
Em outros lugares, a RSV4 X-GP recebe um escapamento duplo SC Project, embreagem seca STM e carroceria totalmente em carbono, usando os mesmos processos dos protótipos RS-GP. A unidade estrutural do assento também é de carbono feita pelos especialistas da PAN Compositi.
A suspensão é composta por garfos Öhlins FKR de cartucho fechado e amortecedor traseiro TTX. Pinças Brembo GP4 MS, um cilindro mestre PR19x16, pastilhas Z04 e discos de 330 mm fornecem o poder de frenagem, enquanto as rodas de magnésio Marchesini são envoltas em pneus slicks Pirelli Diablo Supercorsa.
A parte eletrônica é liderada por uma ECU Racing APX que oferece mapas ajustáveis de tração, potência e frenagem do motor para cada marcha, além de registro de GPS e análise completa de dados. Trata-se de uma moto exclusivamente de pista, não pode ser emplacada.
“Este é um produto único, bonito e extremamente intrigante, capaz de proporcionar sensações especiais – aquelas que só os pilotos de corrida sabem aproveitar ao máximo, mas que até mesmo um entusiasta amador pode perceber claramente”, disse o diretor da Aprilia Racing, Massimo Rivola.
“Com a RSV4 X-GP, queríamos dar mais um passo à frente em nosso projeto de colocar a tecnologia mais avançada nas mãos dos nossos clientes. É uma moto que realmente nasceu do DNA da MotoGP”, adicionou o diretor técnico da Aprilia Racing, Fabiano Sterlacchini.
Os compradores ainda receberão aquecedores de pneus, cavaletes, uma capa, um laptop já com o software de gerenciamento de ECU e a oportunidade de visitar o departamento de corrida da Aprilia, se optarem por retirar diretamente da fábrica. Antes, no entanto, eles terão que desembolsar 107.000 euros!




