Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Aprilia RSV4 X-GP é apresentada. Veja as fotos

Lucas Carioli 9 de setembro de 2025

A Aprilia apresentou, nos últimos dias, a RSV4 X-GP, uma edição limitada de sua principal superbike, com kit aerodinâmico semelhante à RS-GP de MotoGP e motor com 235 cv de potência. Apenas 30 serão feitas.

A apresentação aconteceu durante o GP da Catalunha, no último fim de semana.

Nos últimos seis anos, a Aprilia tem disponibilizado uma edição limitada da RSV4 com detalhes adicionais que a deixam ainda mais próxima de sua irmã selvagem, a RS-GP. No ano passado foi a “RSV4 X ex3ma” e a desse ano já tinha sido detectada em julho com o registro de patente do nome “X-GP”.



A X-GP é a RSV4 mais potente já produzida pela Aprilia, com 238 cv a 13.750 rpm e 131 Nm de torque a 11.750 rpm extraídos de seu motor de quatro cilindros em V. Para termos uma comparação, RSV4 X ex3ma produzia a 230 cv a 13.500 rpm e 131 Nm de torque a 11.000 rpm. Isso para empurrar 165 kg (a seco).

Esses números foram alcançados aumentando a taxa de compressão, revisando as trombetas de admissão e adicionando um filtro de ar de alta permeabilidade. Além da maior potência, a moto também ostenta um arsenal aerodinâmico retirado diretamente da RS-GP modelo 2025.

Isso inclui asas superiores e inferiores de carbono, asas de curva e asas na rabeta e nos garfos — com as duas últimas sendo usadas aqui pela primeira vez em uma máquina de produção. Elas adicionam carga aerodinâmica nas fases de frenagem e curvas gerando 5 vezes mais downforce do que uma RSV4 comum.

O sistema aerodinâmico usa canais e formas que manipulam o fluxo de ar, criando um efeito venturi que leva à pressão negativa e efetivamente “suga” o veículo para o solo. Está presente nas RS-GP de MotoGP desde 2022 e chega à RSV4 pela segunda vez em uma máquina de produção limitada. 

Em outros lugares, a RSV4 X-GP recebe um escapamento duplo SC Project, embreagem seca STM e carroceria totalmente em carbono, usando os mesmos processos dos protótipos RS-GP. A unidade estrutural do assento também é de carbono feita pelos especialistas da PAN Compositi.

A suspensão é composta por garfos Öhlins FKR de cartucho fechado e amortecedor traseiro TTX. Pinças Brembo GP4 MS, um cilindro mestre PR19x16, pastilhas Z04 e discos de 330 mm fornecem o poder de frenagem, enquanto as rodas de magnésio Marchesini são envoltas em pneus slicks Pirelli Diablo Supercorsa.

A parte eletrônica é liderada por uma ECU Racing APX que oferece mapas ajustáveis ​​de tração, potência e frenagem do motor para cada marcha, além de registro de GPS e análise completa de dados. Trata-se de uma moto exclusivamente de pista, não pode ser emplacada.

“Este é um produto único, bonito e extremamente intrigante, capaz de proporcionar sensações especiais – aquelas que só os pilotos de corrida sabem aproveitar ao máximo, mas que até mesmo um entusiasta amador pode perceber claramente”, disse o diretor da Aprilia Racing, Massimo Rivola.

“Com a RSV4 X-GP, queríamos dar mais um passo à frente em nosso projeto de colocar a tecnologia mais avançada nas mãos dos nossos clientes. É uma moto que realmente nasceu do DNA da MotoGP”, adicionou o diretor técnico da Aprilia Racing, Fabiano Sterlacchini. 



Os compradores ainda receberão aquecedores de pneus, cavaletes, uma capa, um laptop já com o software de gerenciamento de ECU e a oportunidade de visitar o departamento de corrida da Aprilia, se optarem por retirar diretamente da fábrica. Antes, no entanto, eles terão que desembolsar 107.000 euros!

Tags: Slider

Post navigation

Previous Razgatlioglu vence Superpole Race e Corrida 2 em Magny-Cours

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.