A Aprilia apresentou hoje (21) no circuito de Misano, a RSV4 X ex3ma, edição limitada de sua principal superbike com pintura inspirada no Mundial de Motociclismo e detalhes exclusivos que elevam a sua potência máxima para incríveis 230 cv.
A RSV4 X ex3ma faz parte do programa Factory Works, um projeto concebido e executado internamente no Departamento de Corridas da Aprilia para levar a mesma tecnologia desenvolvida em corridas para o piloto ocasional, não profissional.
A base técnica é a mesma de uma RSV4 convencional, ou seja com o seu consagrado motor de quatro cilindros em V de 1.099 cm³ a 65º. Ajustado pela Aprilia Racing, esse propulsor está rendendo incríveis 230 cv a 13.500 rpm e 131 Nm de torque a 11.000 rpm.
Isso foi conseguido graças a um retrabalho no cabeçote de titânio, uma taxa de compressão mais alta, um filtro de ar Sprint Filter de alta permeabilidade e a um sistema de escapamento SC Project com saída dupla, mesma marca que equipa as RS-GP de MotoGP.
Por falar em MotoGP, a aerodinâmica da RSV4 foi toda retrabalhada pela Aprilia Racing e agora contém generosas asas no bigode dianteiro, além de entradas de ar variadas na carroceria, a ponto de a marca chamar essa moto de “a primeira superbike de rua com efeito solo”.
A parte eletrônica também eleva esta superbike a novos níveis de tecnologia e desempenho. A ECU APX permite a calibração precisa do controle de wheelie, potência, controle de tração e frenagem do motor para cada marcha. O piloto pode ajustar esses parâmetros em movimento.
O quadro em dupla trave de alumínio também é o mesmo da RSV4 comum, mas a suspensão Öhlins é a mais sofisticada possível e as rodas de carbono tem discos de freio T Drive de 330 mm mordidos por pinças Brembo GP4 MS com pastilhas de corrida Z04. Os pneus são slick.
A apresentação teve como estrela principal não os pilotos atuais da Aprilia, mas sim Max Biaggi, campeão pela Aprilia nas 250cc em 1994 e 1995. Não por acaso, a pintura da motocicleta é uma réplica muito próxima da que utilizou naquela época, patrocinada pelos cigarros Chesterfield.
Apenas 30 unidades serão montadas a mão pela Aprilia Racing ao custo de 80.000 euros cada. Os compradores poderão retirar a sua unidade na sede da marca e receberão um laptop Yashi para a telemetria, uma capa personalizada, um tapete dedicado e um suporte de balança traseiro.
“Esta moto representa a evolução mais extrema do programa que iniciamos para entregar tecnologia de ponta diretamente da nossa divisão de corrida para nossos clientes” disse o diretor técnico da Aprilia Racing, Romano Albesiano. “É, sem dúvida, a moto que mais se aproxima da experiência de pilotagem de uma máquina moderna de MotoGP.”
“Participar do desenvolvimento de uma moto como a RSV4 X ex3ma foi como estar nas sessões de teste de um protótipo de corrida real“, disse Biaggi. “Estou genuinamente satisfeito com o trabalho que fizemos. A moto é emocionante só de olhar, na pista, foi uma explosão de emoções – você pode sentir a força descendente da carenagem de efeito solo em curvas rápidas, uma sensação maravilhosa.“