A Aprilia continua a aprimorar seus modelos com motores V4. Essa foto de espionagem mostra a superbike RSV4 e a hypernaked, Tuono V4 com as mesmas asas dianteiras do modelo RS-GP, de MotoGP.
Os dois protótipos aqui mostrados aparentemente foram fotografados em uma oficina ou box de corridas esse mês. As enormes asas são imediatamente reconhecíveis por quem acompanha o campeonato, já que elas tem o distinto formato de um bigode.
São peças bem diferentes das asas da RSV4 e Tuono V4 atuais, mais discretas e menores. Mas a medida em que a potência continua a crescer, mais downforce e pressão de contato mais forte na roda dianteira em altas velocidades é requerida.
Não está claro nas fotos se são peças idênticas, de carbono, ou de plástico, feitas artesanalmente por algum entusiasta solitário. Também nenhuma mudança no chassi ou no motor pode ser vista nas fotos, embora isso não exclua a possibilidade de que possa haver alguma.
A última atualização na RSV4 aconteceu em 2021, quando ganhou uma carroceria nova, um braço oscilante revisado e o deslocamento do motor aumentado de 1.077 cm³ para 1099 cm³. Além disso, uma nova centralina de seis eixos inerciais foi instalada.
A Tuono V4, inclusive, permaneceu com o motor antigo, de 1.077 cm³, que entrega uma potência máxima de “apenas” 175 cv, um pouco menos do que a BMW M1000R ou Ducati Streetfighter V4 S, ambas com mais de 200 cv. A ideia de modelos novos, portanto, não pode ser descartada.