Com sua chegada aos concessionários europeus, a Aprilia finalmente divulgou o preço e as especificações técnicas completas da RS 660, sua nova supersport média.
Apresentada como conceito no Salão de Milão de 2018, a motocicleta chamou muita atenção e, no ano seguinte, lá estava ela em sua versão de produção. No entanto, por causa da pandemia, sua disponibilidade para venda está começando apenas agora.
Como já sabíamos, o motor é um dois cilindros em linha, de 659 cm³, com duplo comando (DOHC) e refrigeração líquida, que rende 101,3 cv a 10.500 rpm e 6,83 kgf.m de torque a 8.500 giros, já em conformidade com o padrão Euro5 de emissões. O acelerador é ride-by-wire e a embreagem, deslizante.
O quadro é do tipo dupla trave de alumínio, assim como as rodas aro 17″ e o braço oscilante de características assimétricas. Os garfos invertidos de 41mm são da marca Kayba completamente ajustáveis na compressão e rebote, assim como o amortecedor traseiro. Os discos de freio de 320mm utilizam pinças de freio Brembo radiais M.32.
Graças a uma IMU de seis eixos inerciais, a parte eletrônica é completíssima, para uma motocicleta média, contando com cinco modos de pilotagem (três fixos e dois personalizáveis), controle de tração, controle de freio-motor, antiwheelie, controle de cruzeiro e ABS em curvas.
Com a proposta de ser amigável tanto do piloto profissional quanto do motociclista comum, a RS660 tem apenas 815 milímetros de altura do assento e um peso geral de somente 183 kg em ordem de marcha, já completamente abastecida. Cabem 15 litros no tanque de combustível e o ângulo de esterço do guidão é de 24,1º.
Tão impressionante quanto as especificações é essa nova tonalidade “Acid Gold”, muito brilhante e atraente, que não havia sido divulgada antes, além do preço anunciado para o mercado europeu: cerca de € 11.000 (R$ 72 mil), o que não é um absurdo considerando a modernidade do projeto e tudo o que contém. Enquanto isso, a gente continua com as Vespas…
Aprilia RS660 – Ficha Técnica | |
Motor | Quatro tempos, dois cilindros em linha 659 cm³ virabrequim a 270 graus |
Diâmetro x curso | 81 x 63,93 mm |
Taxa de compressão | 13,5: 1 |
Poder reivindicado | 101,3 cv (73,5 kW) a 10.500 rpm |
Torque reivindicado | 6,83 kgf.m a 8.500 rpm |
Indução | Corpos de borboleta EFI de 2×48 mm. RbW |
Câmbio | 6 marchas, AQS Aprilia Quick Shift |
Embreagem | Molhado, multi-prato, deslizante |
Quadro | Chassi de dupla viga de alumínio, braço oscilante assimétrico em alumínio. |
Forks | Garfos Kayaba de 41 mm, suporte de montagem de pinça radial em alumínio. Pré-carga da mola ajustável em amortecimento e rebote. Curso de 120 mm. |
Choque | Monoshock ajustável na pré-carga da mola, rebote. Curso de 130 mm. |
Pneus | 120/70-17 (dianteiro), 180/55-17 (traseiro) |
Freios Dianteiros | ABS dianteiro: discos duplos de 320 mm, pinças radiais Brembo com quatro pistões opostos de 32 mm. Bomba radial e mangueira de freio trançada de metal. |
Freio Traseiro | Disco de 220 mm; Pinça Brembo com dois pistões separados de 34 mm. Bomba com tanque integrado e mangueira trançada de metal |
Eletrônica | IMU inercial de seis eixos, pacote APRC contendo ATC (controle de tração), AWC (controle de wheelie), AEB (freio motor), AEM (mapas do motor) e ACC (controle de cruzeiro). 5 modos de pilotagem (Road e Track, 3 fixos e 2 personalizáveis) |
Painel | TFT a cores |
Peso Seco | 169 kg |
Peso total | 183 kg |
Altura do assento | 815 mm (TBC) |
Distância entre eixos | 1.370 mm |
Rake/Trail | 24,1 graus / 104,6 mm |
Capacidade de combustível | 15 litros |
Intervalos de serviço | / |
garantia | / |
acessível | Março a abril de 2021 |
Preço | Aproximadamente € 11.000 (euros) |