Tem sido uma semana cheia de novidades para a Aprilia, uma marca formidável que não temos o privilégio de desfrutar no Brasil. Depois de apresentarem a RSV4X, surge agora a confirmação de que um novo modelo, a bicilíndrica RS 660 será lançada ainda esse ano.
Um conceito já foi mostrado ao público no Salão de Milão do ano passado e chamou bastante atenção por suas linhas fluídas e ultramodernas, assim como seu motor, um (inédito) dois cilindros em linha de 660 cm³. Protótipos, inclusive já foram flagrados em testes.
O motor praticamente é o V4 da RSV4 cortado ao meio, já enquadrado às normas antipoluição do Euro5 e com expectativa de render em torno dos 100 cv. O modelo também herdaria parte do pacote eletrônico disponível na irmã maior, como controle de tração, modos de pilotagem e de ABS.
De acordo com rumores que circulam na imprensa europeia, a Aprilia já teria confidenciado a algumas pessoas o lançamento do modelo definitivo no próximo Salão de Milão (EICMA), que tradicionalmente acontece em novembro, na Itália. A RS 660, no entanto, significa muito mais do que apenas uma superbike média.
Ela sinaliza a chegada de uma nova plataforma de motor, que pode dar origem a muitos outros modelos no futuro; também carrega um novo conceito aerodinâmico, que muito provavelmente será empregado na próxima geração da RSV4, que deve chegar em 2021.
Por último, mas não menos importante, significa que o segmento das esportivas médias, que esteve ameaçado de extinção dá sinais claros de reação. A nova RS 660 já teria rivalidade garantida com Kawasaki Ninja ZX6-R, Yamaha YZF-R6 e a igualmente aguardada Triumph Daytona 765.