Conforme o combinado, a Aprilia apresentou hoje, no circuito de Misano, na Itália, a RS 457, sua aposta para enfrentar a Yamaha R3, Kawasaki Ninja 400 e KTM RC390 entre as esportivas leves.
A apresentação aconteceu no primeiro dia de atividades para o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP, o que conota também a esportividade da RS 457, que é uma versão em miniatura da aclamada RS 660 que chegou em 2020.
Como não poderia deixar de ser, a Aprilia RS 457 é totalmente inspirada na RS-GP, que vive o seu melhor momento na MotoGP, inclusive na sua pintura de guerra, e inclui até uma asa no conjunto óptico dianteiro. A partir daí, você obtém iluminação completa de LEDs.
O motor é um dois cilindros em linha de 457 cm³, com duplo comando, oito válvulas e refrigeração líquida que desenvolve 48 cv, exatamente o limite permitido na categoria de condução A2 europeia, a maior em número de habilitados, por isso extremamente cobiçada pelas fabricantes.
Esse motor está envolto em um quadro de liga de alumínio como membro estressado e com uma balança de aço, o que garante um conjunto extremamente leve e rígido para uma condução esportiva. O peso líquido de 175 kg, já em ordem de marcha, é o melhor da categoria, eles afirmam.
Os garfos dianteiros são de 41 mm, invertidos e reguláveis, com 120 mm de curso enquanto o amortecedor traseiro tem 130 mm de curso. As rodas, nas medidas, 110/70-17 e 150/60-17 possuem discos de 320 mm na frente e 220 mm atrás com pinças Bybre, segunda linha Brembo.
A motinho é controlada por uma centralina eletrônica moderna que permitiu a inclusão de um acelerador ride by wire, controle de tração comutável, três modos de condução. Tudo pode ser visualizado em um display de TFT de cinco polegadas. Um quickshifter está disponível como opcional.
A Aprilia não disse exatamente quantas cores estarão disponíveis para a RS 457, sobretudo, a que preço e quando. Nas fotos foram vistas três opções, 2 delas com muito preto e detalhes e vermelho ou roxo e uma versão branca. O Brasil, como sempre, vai ficar só olhando.