Mais uma vez foi flagrado em testes um protótipo da Aprilia que deve ser uma versão menor da média RS 660. O modelo, que pode se chamar RS 440, deve ser apresentado no final do ano.
Já falamos sobre esse protótipo em fevereiro desse ano, quando havia sido flagrado na Índia com pesada camuflagem. Na ocasião, achávamos que o motor, patenteado na China pela Zongshen, teria aproximadamente 330cc, ou seja, a metade da RS660.
Esse motor, um dois cilindros em linha, com comando de válvulas duplo (DOHC) e refrigeração líquida apresenta uma característica interessante: a transmissão é com cames centrais, entre os cilindros, e não de um lado, como na maioria dos motores.
Trata-se de uma solução incomum, mas que já foi adotada em outras motocicletas, como Honda VFR400R e a Yamaha YZR-M1 de MotoGP. Esse, no entanto, poderia ser apenas o ponto de partida para toda uma nova linha de motores da Aprilia.
A imprensa europeia acha que a versão para o ocidente terá cerca de 440cc. Isso permitiria que a Aprilia brigasse melhor em um mercado disputadíssimo que conta com Kawasaki Ninja 400 (e agora ZX-4R), Yamaha YZF-R3, KTM RC390 e até Honda CB500R.
Agora, sem camuflagens, nota-se que o design é nitidamente inspirado na Aprilia RS 660, inclusive o quadro de alumínio. Tal qual na irmã maior, os garfos dianteiros são invertidos e podem ser os mesmos. No entanto há apenas um disco de freio na roda da frente.
A parte eletrônica é um mistério, mas dá para ver que o protótipo tem uma tela retangular como painel, provavelmente de TFT. É de se esperar que a motocicleta venha com ABS de canal duplo, um sistema básico de controle de tração e conectividade com o smartphne.
O protótipo rodava ao lado de outro protótipo, de uma Moto Guzzi V100 Stelvio, marca que também faz parte do Grupo Piaggio e que também vem sendo testada. Essa ainda apresenta pesadas camuflagens, de modo que apenas a Aprilia deve debutar ainda esse ano, no Salão de Milão.