Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Aprilia registra patente aerodinâmica para mais velocidade nas curvas

Lucas Carioli 17 de janeiro de 2024

A Aprilia realmente tomou gosto pela MotoGP e tem trabalhado intensivamente para se manter competitiva. Agora, foi descoberto uma nova patente aerodinâmica para dar (ainda) mais velocidade nas curvas.

Os números 1 e 9C indicam os flancos inovadores da patente.

Desde que a centralina eletrônica foi padronizada pela FIM em 2016, as fabricantes tiveram que voltar a recorrer a meios aerodinâmicos em busca de performance. A pioneira foi a Ducati, que instalou as primeiras asas modernas em seus modelos Desmosedici. Os resultados falam por si.

A rival Aprilia não quis ficar atrás e nos últimos anos também tem corrido atrás de mais downforce. “Agora precisamos de aerodinamicistas da Fórmula 1“, disse na época o diretor da equipe, Massimo Rivola. E o protótipo RS-GP tornou-se tão rebuscado quanto a Ducati.

A patente descoberta revela uma nova carenagem, com flancos nas laterais, que parecem agir em conjunto com as asas em formato de bigode e geram força descendente quando a motocicleta está inclinada a ângulos bem acentuados, acima de 60 graus.

Podem existir vantagens e desvantagens: o efeito solo permite velocidades mais altas nas curvas, mas aumenta a resistência do ar e reduz a velocidade máxima nas retas, o que é chamado de “arrasto aerodinâmico”. O desafio é conseguir mais downforce sem gerar mais arrasto.

Além de tudo, a patente permite à Aprilia ter um argumento de venda único entre as superbikes de produção: nenhum concorrente teria uma carenagem de formato semelhante. Nesse certame, os italianos atacam com o seu modelo esportivo RSV4.

A Aprilia realmente tem abraçado a aerodinâmica como forma de melhorar a sua performance na MotoGP. No ano passado, outra patente descoberta mostrava como até o piloto estava sendo estudado como apêndice aerodinâmico.

Tags: MotoGP Segredos

Continue Reading

Previous: Harley-Davidson Pan America ganhará versão CVO em breve
Next: Honda planeja concorrente da Royal Enfield Himalayan

Leia também

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025
BMW F450GS flagrada em testes
  • Segredos

BMW F450GS flagrada em testes

13 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.