O segmento de 300cc e 400cc tornou-se tão importante e competitivo que até a Aprilia está estudando criar um modelo para competir com Yamaha R3 e Kawasaki Ninja 400. Quem afirma isso é o próprio CEO do Grupo Piaggio na Índia, Diego Graffi.
Graffi conversou com o site indiano ZigWheels onde revelou que a marca de Noale está trabalhando em uma nova plataforma de 300cc a 400cc, que seriam projetadas e fabricadas na Itália, mas com contribuições da Aprilia Índia.
Seria uma plataforma com motor monocilíndrico construída para atender principalmente ao mercado asiático. Os italianos buscam competir com KTM 390 Duke/RC390, Yamaha YZF-R3/MT-03, Kawasaki Ninja 400/Z400 e outras.
Antes uma marca composta apenas de modelos premium, a Aprilia já percebeu a importância do downsizing e da adesão a segmentos mais acessíveis, caminho já trilhado pelas colegas europeias, Ducati, KTM e BMW.
Um exemplo rápido disso é o sucesso que os modelos RS660 e Tuono 660 receberam nos últimos meses. Isso que eles ainda nem chegaram às concessionárias e a categoria 600 já não das mais vendidas há alguns anos.
Embora não tenha se aprofundado muito em detalhes, Diego Graffi confirmou que o projeto está em seu estágio inicial e que a moto está a dois ou três anos de ser produzida. Agora, o lado positivo: Eles também têm planos de exportar a moto da Índia para a Europa e até América Latina. Será a nossa vez?