A Aprilia apresentou hoje, para o mercado europeu, a Tuareg 660, sua nova big trail média. Com ela, a marca italiana espera brigar com as líderes do segmento, como Yamaha Ténére 700 e BMW F850GS.
Revelada pela primeira vez no Salão de Milão de 2019, a Tuareg 660 é impulsionada pelo mesmo motor de dois cilindros em linha que equipa a aclamada supersport RS660 e sua versão naked, Tuono 660. Aqui, no entanto, foram feitos alguns ajustes para melhorar o seu desempenho no Off-Road.
Os engenheiros de Noale inclinaram o motor para a frente em 15,8º, para aumentar a capacidade do tanque de combustível para 18 litros. A caixa de ar é nova e possui um acesso mais fácil, basta a remoção de dois parafusos. Os seus dutos de admissão são mais longos e o sincronismo das válvulas foi alterado.
Como resultado, a Tuareg 660 entrega 80 cv a 9.000 rpm e atinge um torque máximo de 7,1 kgf.m a 6.500 rpm. Como comparação, a RS660 chega a 95 cv a 10.000 rpm e 6,8 kgf.m a 7.500 rpm. Entretanto, é mais do que os 73 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m a 6.500 rotações da Ténéré 700.
O quadro é uma estrutura tubular de aço, padrão nesse tipo de moto, que utiliza o motor como membro principal. A moto conta com garfos dianteiros invertidos de 43 mm e um amortecedor traseiro de articulação progressiva – ambos com 240 mm de curso e ajustáveis. As rodas raiadas de 21 e 18 polegadas utilizam pneus Pirelli Scorpion Trail.
A parte eletrônica da Tuareg 660 é bem caprichada, começando com um painel digital TFT com controle de tração, controle de cruzeiro, controle de freio motor e três modos de pilotagem, Urban, Explore e Off-Road, onde você pode desligar completamente o ABS ou mantê-lo só na roda dianteira.
Tudo é envolto em uma carroceria minimalista com iluminação toda de LEDs. A altura do assento é de 860 mm (15 mm mais baixa do que a Ténéré 700), o que deve torná-la acessível a um espectro maior de aventureiros. Preço e disponibilidade não foram revelados, mas estima-se algo em torno dos € 12.000.