A Aprilia Racing publicou hoje (17) uma atualização sobre o estado de saúde de Jorge Martin, gravemente ferido após o acidente no GP do Catar no último domingo (13). O espanhol ainda encontra-se no país.
Martin caiu na 14ª volta da corrida quase sendo atropelado por Fabio di Giannantonio no processo. O campeão mundial foi internado no Hospital Geral de Hamad com várias fraturas nas costelas e um pneumotórax, onde ainda permanece em tratamento.
A Aprilia consultou os médicos do Hospital Geral de Hamad e Angel Charte, diretor médico da MotoGP, além de Franco Perona, diretor médico da Lifenet Healthcare, parceira da Aprilia Racing, para garantir que o piloto tenha o melhor atendimento possível.
“Jorge Martín permanece na unidade de terapia intensiva do Hospital Hamad. Seus ferimentos estão progredindo satisfatoriamente. A drenagem torácica para hemopneumotórax está evoluindo bem. Sua dor está controlada, apesar das fraturas nas costelas. Por enquanto, ele deve continuar com o processo de drenagem pulmonar até que esteja 90% resolvido”, disse Angel Charte.
“Depois disso, levará alguns dias até que ele possa ser transferido por avião médico para o nosso hospital. Ele também está alegre e bem-humorado. Devemos dar-lhe tempo até que o processo clínico esteja resolvido, para que ele possa ser transferido”, completou o médico chefe da MotoGP.
“Agradeço do fundo do coração a todos que me apoiaram. Foram dias difíceis, mas agora estou começando a me movimentar um pouco mais e me sinto melhor, embora a dor ainda seja intensa. Gostaria de agradecer à Aprilia, aos meus fãs e a todos que estão me ajudando. Vou continuar lutando para ser um dos mais fortes de todos os tempos”, disse Martin.
Até o momento, a situação está sendo monitorada passo a passo. Assim que as condições mais seguras forem estabelecidas, um retorno assistido à Europa será organizado. Mais informações serão fornecidas caso haja algum acontecimento significativo. Lorenzo Savadori substituirá Jorge Martin no próximo Grande Prêmio em Jerez de la Frontera.