A Aprilia apresentou ontem (23), na China, a GPR 250, a sua superbike de um quarto de litro depois de quase duas décadas. A nova motocicleta com um design claramente influenciado pela icônica RSV4.
Impulsionada por um motor monocilíndrico de 249,2 cm³ com refrigeração líquida, emprestado da chinesa CF Moto 250, a GPR 250 produz 26,5 cv de potência a 9.000 rpm e um torque máximo de 2,24 kgf.m a 7.500 rotações. O câmbio tem seis marchas.
O quadro é do tipo perímetro, ou seja, uma mescla de dupla trave com estrutura tubular apoiada em um braço oscilante de alumínio. Graças a isso, a motocicleta pesa apenas 150 kg, bastante leve para a categoria. O tanque de combustível comporta 14 litros.
A suspensão dianteira conta com garfos invertidos de 40 mm enquanto o amortecimento da traseira é garantido por um monoshock regulável. Na frenagem, disco único de 300 mm na frente e outro de 218 mm atrás, anbos com o auxílio de um ABS de dois canais.
Atrás do guidão, o piloto encontra semi-guidões com postura de pilotagem absolutamente racing e um painel do tipo misto, com conta-giros analógico e demais informações do computador de bordo dispostas em uma pequena tela LCD.
Mas o que realmente chama atenção na Aprilia GPR 250 é o design cuidadosamente esculpido para ser uma espécie de RSV4 em miniatura. Com vincos e curvas acentuadas, o visual é perfeito para o público asiático que (assim como nós) apenas sonha em por as mãos em uma verdadeira superbike da marca italiana.
Depois de BMW, KTM, MV Agusta e Harley-Davidson, a Aprilia é mais uma marca ocidental a render-se às facilidades da globalização. A nova GPR 250 será produzida na fábrica da Zongshen na China, capaz de produzir 1 milhão de motocicletas por ano. A novidade deve ser disponibilizada também na Índia no próximo ano.