A Aprilia está estudando em contar com uma equipe satélite na próxima temporada da MotoGP. O objetivo seria aumentar a quantidade de testes e engenheiros trabalhando nas motos italianas. Aspar e Ioda estão entre as cogitadas.
A revelação foi feita pelo diretor da equipe, Romano Albesiano ao diário alemão SpeedWeek. O dirigente acredita que com uma equipe cliente competitiva, o feedback sobre a moto seria importante, ainda mais com testes tão limitados.
“Neste momento estamos nos concentrando principalmente na melhoria do desempenho da moto atual. Mas, uma forte equipe cliente em 2016 seria uma possibilidade para nós. A partir de considerações econômicas poderia ser útil. Se encontrarmos um parceiro ou cliente, poderíamos concluir um acordo para 2016 já, certamente. Com quatro pilotos, você pode testar e experimentar em dobro.” (Romano Albesiano)
Especula-se que essa equipe poderia ser a Aspar. Seu líder, Jorge Martinez teve, durante muitos anos, uma ligação estreita com a Aprilia, principalmente nas categorias inferiores. Álvaro Bautista em 2006, Gabor Talmacsi em 2007, Julián Simón em 2009 e Nico Terol em 2011 foram campeões nas 125cc pela equipe, que utilizava motos da marca italiana.
Já na fase MotoGP, a parceria continuou entre 2012 e 2013, quando a Aspar competiu com motores Aprilia montados em chassis artesanais da ART. Mesmo tendo sido campeões da extinta classe “CRT”, a competitividade era baixa, por isso hoje o time arranjou motos Honda RC213V-RS de especificação cliente.
E é exatamente por isso que outras fontes garantem que a fusão entre Aprilia e a Aspar é um “rumor infundado”. Pelo contrário, fala-se até em uma ampliação da parceria com os japoneses usando Jack Miller como moeda de troca. O australiano, que tem um contrato diretamente com a HRC seria acomodado na equipe, que passaria a contar com motos “de fábrica”.
“A HRC nunca nos perguntou se teríamos Jack Miller em 2016“, diz Michael Bartholemy, chefe da Marc VDS, uma equipe que compete com uma Honda de fábrica para Scott Redding. “Então eu, assim como muitos outros acreditam que Martinez permanecerá na Honda e que Miller receberá um lugar lá“, disse.
Assim restaria à Aprilia um acordo mais amplo a Ioda Racing. A pequena equipe já pode ser considerada uma “parceira” dos italianos, ao passo que também utilizam motores Aprilia, montados em chassis ART. O time, que corre apenas com Alex De Angelis luta com dificuldades financeiras e técnicas. Essa sociedade seria a chave para sua sobrevivência.