A equipe Aprilia confirmou hoje (8) a contratação de Andrea Iannone para as temporadas de 2019 e 2020 de MotoGP. É o primeiro italiano a correr pela equipe desde Marco Melandri em 2015.
Iannone havia revelado ainda nas primeiras horas da manhã a sua saída da Suzuki, pela qual compete desde o ano passado. Logo em seguida a Aprilia confirmou a sua contratação, para correr ao lado do espanhol Aleix Espargaró.
“Com Iannone, temos outro piloto altamente talentoso e rápido que também está demonstrando seu valor nesta temporada“, disse o chefe da equipe Romano Albesiano. “A sua chegada é um sinal do crescente empenho da Aprilia no programa de MotoGP, onde a nossa moto já demonstrou que pode contar com uma base técnica válida“.
Albesiano, no entanto destacou os serviços de Scott Redding, que está sendo dispensado: “Temos uma equipe forte que nunca parou de trabalhar duro. Queremos continuar crescendo e levar a moto onde merece nesta temporada, que ainda é longa, com Aleix e Scott, de quem quero agradecer publicamente por seu grande profissionalismo e por seu alto nível de comprometimento“.
Desde que retornou à MotoGP em 2015, a Aprilia contou apenas com os serviços de um único piloto italiano, Marco Melandri, que acompanhou a equipe na mudança do World Superbike. A parceria, no entanto foi encerrada precocemente no meio daquela temporada.
Quanto à Iannone, sua permanência na Suzuki nunca foi sólida, com boatos de saída existindo desde meados do ano passado. O time japonês possui a última vaga não confirmada em uma equipe de fábrica, mas a expectativa é de que esta seja preenchida pelo novato espanhol Joan Mir, da Moto2.
Isso também significa que o tempo está correndo contra Dani Pedrosa. O espanhol perdeu seu assento quase cativo na Honda para Jorge Lorenzo em 2019. Com isso, cresce a possibilidade de que o espanhol anuncie a aposentadoria das pistas na próxima etapa, na Catalunha.