A Aprilia confirmou hoje (26) que irá fazer a estreia do novo câmbio ultra-rápido sem costuras (seamless) na próxima etapa, que acontece em Mugello, na Itália. O componente foi testado e aprovado por Álvaro Bautista, no começo do mês, nos testes de Jerez.
O sistema, inaugurado pela Honda em 2011 e rapidamente imitado por Yamaha e Ducati, permite que as trocas de marchas sejam feitas sem intervalos, ganhando preciosos décimos de segundo. Essa, no entanto, não é a única novidade para Mugello, segundo o chefe da equipe, Romano Albesiano.
“O feedback positivo de Bautista após os testes em Jerez convenceu-nos a acelerar o desenvolvimento desta solução, a fim de tê-la pronta para correr o mais rápido possível. Tão importante quanto a nova transmissão, são várias mudanças em termos de aerodinâmica e chassis em relação à moto que começou a temporada. Tudo isso é parte da nossa caminhada de melhorias e esperamos dar um passo adiante em Mugello” (Romano Albesiano)
Fausto Gresini, parceiro técnico da Aprilia também está confiante de que a RS-GP irá apresentar um melhor rendimento do que o visto nas cinco primeiras etapas da temporada 2015. Até aqui, Bautista marcou apenas 3 pontos. Marco Melandri continua zerado.
“O Grande Prêmio da Itália representa uma rodada importante, não só porque vamos estar correndo na frente dos nossos fãs, mas também porque nós vamos ter uma série de mudanças técnicas em diversas áreas da moto. Estamos esperando um fim de semana de trabalho duro, mas confiantes de que estes esforços serão em breve recompensados com alguns resultados agradáveis.” (Fausto Gresini)
Em 2015, a Aprilia está voltando a competir na MotoGP após 11 anos de ausência, em uma associação com a Gresini Racing. Os treinos livres para o Grande Prêmio da Itália começam nessa sexta-feira (29). A corrida acontece no domingo, dia 31 de maio.