A Aprilia surpreendeu hoje (22) ao apresentar o eSR1, seu primeiro patinete elétrico, que a marca chama de scooter. Com design inspirado nas motos esportivas e tecnologia de ponta, o veículo pretende ser uma alternativa de locomoção nos centros urbanos.
Esteticamente mais atraente do que os modelos populares do mercado, o eSR1 é impulsionado por um motor elétrico de 350w alimentado por uma bateria de 280 Wh, a não mais do que 25 km/h para cumprir os regulamentos europeus.
Sofisticado, o eSR1 possui uma estrutura de liga de magnésio, com detalhes em preto e vermelho, como nas Aprilia RS660 e RSV4 da marca. Iluminação de LED e uma tela LCD de 3,5 polegadas completam os equipamentos do patinete.
Com uma carga completa, o veículo é capaz de atingir até 30 km de autonomia, ou seja, um monte de voltas pelo seu quarteirão. A bateria pode ser removida para facilitar a recarga ou simplesmente dobrar a autonomia, se tiver uma unidade sobressalente.
As rodas de 10 polegadas possuem pneus sem câmara e os freios são de acionamento elétrico com disco ventilado. O patinete é o resultado de um contrato de licença entre a Aprilia e a MT Distribution, que já é licenciada de outras marcas, como a Ducati.
Mas o anúncio foi considerado um banho de água fria pela imprensa, que esperava que a sigla eSR1, flagrada em registros nos últimos meses, fosse utilizada em um verdadeiro scooter elétrico. A novidade está disponível nas lojas do grupo Piaggio por cerca de 700 euros.