A Aprilia resolveu começar o ano com o pé direito, apresentando a nova RSV4 Factory Ultra Dark. A reverenciada superbike italiana ganhou uma carroceria em preto fosco e detalhes dourados.
Normalmente vista nas cores da bandeira da Itália, a Ultra Dark destaca-se pelas carenagens em preto brilhante que agrupam-se em harmonia com as partes plásticas e tampas do motor em preto fosco. Para contrastar, os grafismos, rodas e tubos dos garfos foram pintados em dourado, uma combinação sempre elegante.
Mecanicamente a RSV4 não passou por nenhuma alteração. Atualizada no ano passado, a superbike teve o seu motor de quatro cilindros em V aumentado de 1.077 cm³ para 1.099 cm³ resultando em uma potência máxima de 217 cavalos a 13.200 rpm, já totalmente em conformidade com o Euro5.
A parte ciclística também é de primeiríssima qualidade, destacando-se a suspensão semi ativa Öhlins Smart EC 2.0 e as pinças de freio Brembo Stylema, as melhores disponíveis no mercado. As rodas são de alumínio forjado, processo mais caro de fabricação, mas que resulta em uma resistência acima da média.
A RSV4 ainda conta com asas aerodinâmicas integradas à carenagem de duas camadas, que nessa versão Ultra Dark ficaram sensivelmente mais discretas. A IMU Magneti Marelli 11MP de seis eixos inerciais e o acelerador ride by wire garantem uma infinidade de recursos eletrônicos visualizados no painel TFT de 5 polegadas.
A versão convencional, Aprilia RSV4 Factory está atualmente à venda na Itália por 25.990 euros (cerca de R$ 164.300 em uma conversão simples). O preço da versão Ultra Dark ainda não foi comunicado, assim como sua data de chegada nas concessionárias, mas espere um acréscimo.