A Aprilia está apresentando, essa semana, duas edições limitadas da RSV4 e Tuono 1100RR com grafismos que homenageiam Loris Reggiani. O italiano foi o primeiro piloto a vencer uma corrida com a marca no Campeonato Mundial em 1987.
A vitória de Reggiani ocorreu no Grande Prêmio de San Marino, no circuito de Misano, localizado a pouco mais de 200 quilômetros da sede da Aprilia em Noale. Dali em diante, a fabricante se tornaria uma frequentadora assídua dos primeiros lugares nas 125cc e 250cc até a extinção das categorias em 2010.
Assim como a pequena 250cc de Reggiani, a poderosa Aprilia RSV4 vem vestida com as cores da bandeira italiana no grupo óptico dianteiro, carenagens, tanque de combustível e rabeta. O toque final é a adição do antigo logotipo da marca nas laterais. As alterações, no entanto, são apenas estéticas.
Mecanicamente, a superbike conta com um motor de quatro cilindros em V, inclinados a 65º capaz de produzir bons 201 cv. Tudo é devidamente controlado por um pacote eletrônico completo, como controle de tração, antiwheelie, controle de largada e até limitador de velocidade para os pits.
A Tuono 1100RR é praticamente idêntica, porém sem a carenagem integral, guidão mais alto e um subquadro mais comprido para incluir um segundo ocupante. O motor, embora o mesmo, também é levemente amansado com cerca de 175 cv, amplamente suficientes para uma tocada esportiva em qualquer estrada.
Outros pequenos diferenciais são o para-choque dianteiro em fibra de carbono e uma nova bateria de lítio, o que deve aliviar um pouco o peso em relação à suas respectivas versões convencionais, 204 kg na RSV4 e 209 kg na Tuono, já completamente abastecidas.
No total, a Aprilia colocará à venda apenas 100 unidades de cada uma, ao preço de US$ 17.999 (RSV4) euros e US$ 15.999 (Tuono 1100RR), com o número do chassi estampado na mesa superior e no tanque de combustível. Até o momento, a novidade é uma exclusividade do mercado norte-americano.