A Aprilia apresentou hoje (2) em Doha, no Catar a versão 2016 da RS-GP, moto que Álvaro Bautista e Stefan Bradl irão pilotar nessa temporada da MotoGP. O modelo é completamente diferente do utilizado no ano passado.
A marca de Noale foi a última montadora a apresentar sua máquina para a temporada, no mesmo dia em que começa a última sessão de testes coletivos antes da prova de abertura do campeonato, dia 20 na mesma pista de Losail, no Catar.
Ao contrário da moto do ano passado, que era uma derivação da RSV4 utilizada no World Superbike, a RS-GP 16 é um projeto inteiramente novo, embora tenha mantido as mesmas configurações básicas de sua antecessora: motor de 4 cilindros em V, arquitetura também utilizada por Ducati e Honda. A moto, inclusive se parece muito com uma RC213V.
Apesar de a apresentação estar acontecendo só agora, o modelo já vinha sendo testado ao longo do último mês em sessões secretas. O chefe da equipe, Romano Albesiano acredita que a RS-GP 2016 é um enorme salto a frente em relação à antecessora e está otimista.
“A nova moto reflete a tradição recente da Aprilia Racing em reinterpretar cada conceito sem compromisso, e é o mais ambicioso projeto do nosso departamento de corridas já realizado. As primeiras respostas dos testes foram positivas. Recebemos um feedback muito positivo de ambos os pilotos especificamente a partir de um ponto de vista dinâmico. Em qualquer caso, este é o começo de um longo caminho e estamos bem conscientes das dificuldades inevitáveis que vêm junto com qualquer novo projeto.” (Romano Albesiano)
Os pilotos da Aprilia serão Álvaro Bautista e Stefan Bradl. O espanhol foi campeão nas 125cc em 2006 pilotando motos da marca e entra em sua segunda temporada com os italianos na classe principal. Já alemão entrou na metade do ano passado substituindo Marco Melandri mostrando rápida adaptação ao time.