A Aprilia apresentou no último final de semana, a RSV4 XTrenta, uma versão limitada de sua superbike de 1100cc, com potência aumentada para 230 cv, peso reduzido a 165 kg e um pacote aerodinâmico que vem diretamente da MotoGP.
O aumento da potência do motor de quatro cilindros em linha vem de uma taxa de compressão aumentada e um escapamento de titânio/carbono da SC-Project. Outros ingredientes picantes incluem um filtro de ar Sprint e radiadores maiores de água e óleo da Taleo Tecnoracing.
A suspensão ainda é Öhlins, mas com configurações revistas. Os freios continuam a ser Brembo, mas com novas pinças GP4-MS acopladas a discos de aço T-drive de 330 mm. As rodas Marchesini M7R GENESI de magnésio forjado economizam 4 kg. Os pneus Pirelli Diablo SBK são totalmente slick.
As asas dianteiras foram reprojetadas e as traseiras, assim como o spoiler na frente da roda traseira (também conhecido como ‘colher’) são inéditos em uma moto de rua. Essas inovações oferecem um aumento de carga aerodinâmica de 25%, enquanto reduzem o arrasto em 4%.
Todas as carenagens são em fibra de carbono produzidos pela PAN compositi, com os mesmo procedimentos da RS-GP de MotoGP. A centralina eletrônica Magneti Marelli recebeu uma calibragem específica e a coroa de titânio BPR é outra exclusividade da XTrenta.
A Aprilia vive o melhor momento de sua história na MotoGP e naturalmente quer capitalizar. A RSV4 XTrenta comemora o 30º aniversário do primeiro título mundial da marca. No entanto, serão feitas apenas 100 unidades de uso exclusivo para as pistas. O preço? 50 mil euros, sem frete e impostos.