A Aprilia apresentou hoje (18) a sua equipe oficial para a temporada 2024 de MotoGP. Com uma motocicleta altamente modificada, eles esperam dar o passo que falta para brigar pelo título da Categoria Rainha.
Ao contrário das demais equipes, a Aprilia optou pela continuidade técnica em 2024. Os engenheiros são basicamente os mesmos, assim como os pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Isso não quer dizer que a RS-GP tenha permanecido como estava.
Nos testes de Sepang, eles colocaram na pista um protótipo totalmente carenado, de ponta a ponta, que ganhou o apelido de “Batmóvel” e que gerou alguns problemas, como de super aquecimento e excesso de peso. Mesmo assim, Espargaró está muito otimista de que pode acompanhar a Ducati.
“Sinto que estou pronto – física e mentalmente – e acredito no trabalho que a equipe da Aprilia realizou”, disse Espargaró. “No ano passado faltou-nos consistência para lutar até ao fim, mas mesmo assim demonstramos que somos um rival difícil para todos. Não será simples porque, mesmo que pareça impossível, o nível no MotoGP aumentou ainda mais.“
Se Espargaró foi muito bem nos testes de Sepang, o mesmo não se pode dizer de Maverick Viñales. O espanhol ocupou sempre posições secundárias e não escondeu de ninguém que não se achou na pista. Mesmo assim, o piloto de 29 anos ainda está confiante em uma boa temporada.
“Durante o teste de Sepang descobrimos o que funciona e o que não funciona. Isso é muito complicado”, comentou Viñales. “Meu objetivo é lutar por vitórias, mesmo que ainda tenha tido problemas com a forma como o motor entrega seu torque no primeiro teste. Isso foi resolvido no terceiro dia e minha simulação de corrida correu bem. Treinei muito no inverno e estou totalmente em forma. A moto parece ótima.“
Depois do salto alcançado nos últimos dois anos, o gerente da equipe, Massimo Rivola, esbanja confiança. O italiano, que veio da Formula 1, acha que é chegado o momento de a Aprilia dar o grande passo que falta na MotoGP: Conquistar o título mundial.
“Nos últimos anos, a Aprilia Racing empreendeu um processo de crescimento constante”, disse Rivola. “Primeiro nos tornamos uma equipe de fábrica e depois colocamos quatro motos na pista graças à equipe satélite. Este é um esforço significativo, mas é também um sinal da evolução deste projeto em todas as frentes. Não tem sido simples e a temporada promete ser ainda mais exigente, mas ao mesmo tempo, acredito no nosso potencial e estou orgulhoso do que demonstramos até aqui.”
A Aprilia volta para a pista amanhã (19), quando começam os testes coletivos de Losail, no Catar, a mesma pista onde acontece a primeira corrida da temporada em 10 de março. Será avaliação vital que vai esclarecer quem definitivamente melhorou em 2024.