O GP dos Estados Unidos de MotoGP realmente foi da Aprilia. Além de dominar as corridas, eles apresentaram no fim de semana novas versões especiais das motocicletas RSV4 e Tuono V4.
Muito conhecida no mercado norte-americano, a Aprilia geralmente espera o GP dos Estados Unidos para apresentar alguma coisa e esse ano não foi diferente. Dessa vez, eles revelaram os modelos de edição limitada, RSV4 Factory SE-09 SBK e a Tuono V4 Factory SE-09 SBK.
Elas trazem em comum uma pintura semelhante à moto que Max Biaggi utilizou para a primeira vitória da Aprilia no WorldSBK, no GP da República Checa, em 26 de julho de 2009. O italiano venceria o título de 2010 e 2012 pela fabricante italiana e até hoje é o embaixador da marca.
As motocicletas também vêm equipadas com entradas de ar para freio dianteiro em fibra de carbono e um para-lama dianteiro do mesmo material. No mais, elas permaneceram as mesmas, impulsionadas por um motorzão V4 de 1.099 cm³ que produz 217 cv e 12,7 kgf.m de torque.
A centralina eletrônica Magneti Marelli 11MP mede seis eixos inerciais, o que permite que as motos tenham seis modos de pilotagem (três de pista), controle de tração, ABS em curvas e antiwheelie, além de um controle de freio motor multinível. O painel é digital TFT.
Os pilotos oficiais da Aprilia na MotoGP, Aleix Espargaró e Maverick Viñales estiveram presentes na apresentação, no Circuito das Américas, e o fato de Viñales ter dominado o fim de semana, com pole position, vitória na Sprint e na corrida longa, deve ter convencido novos compradores.
A RSV4 Factory SE-09 SBK custará nos EUA US$ 26.499, um aumento de US$ 500 em relação ao modelo normal. A Tuono V4 Factory SE-09 SBK sai por US$ 19.999, aumento de US$ 400. Considerando que os furos do freio dianteiro custam US$ 265,50 por si só, não está mal, está?