A Aprilia anunciou hoje (15) os modelos 2021 da sua superbike RSV4 e de sua naked, a Tuono V4. As motocicletas ganharam um motor atualizado para o Euro5, uma eletrônica mais moderna, chassi modificado e uma aerodinâmica revisada.
Flagrada em testes em novembro do ano passado, já se esperava que a a RSV4 ganhasse novidades em breve. O design da carroceria foi inspirado na recente RS 660 e conta com diversas camadas que se sobrepõem e integram apêndices aerodinâmicos nas laterais, que funcionam tanto para aumentar o downforce quanto para resfriar o motor.
O motor de quatro cilindros em V teve um pequeno aumento de deslocamento passando de 1.077 cm³ para 1.099 cm³. Isso precisou ser feito porque o novo modelo contém um novo escapamento, com catalisadores maiores para enquadrar a motocicleta nos novos limites de emissões do Euro5, que são obrigatórios a partir desse mês.
O desempenho máximo permaneceu inalterado, ou seja, exuberantes 217 cv. O que aumentou, segundo a Aprilia, foi o torque em baixas rotações, embora eles não tenham divulgado os números. O chassi em dupla trave de alumínio permanece o mesmo, mas está acoplado a um novo braço oscilante mais leve, com uma cinta inferior reforçada para menos flexão indesejada.
A parte eletrônica foi atualizada com a chegada de uma nova centralina eletrônica Magneti Marelli 11MP, capaz de medir seis eixos inerciais e providenciar seis modos de pilotagem, três para pista e três para estrada, alguns com ajustes personalizáveis. O controle de tração, de frenagem, de largada e o antiwheelie são comandados através de um painel digital TFT maior e mais legível. A iluminação é toda de LED.
A Aprilia também fez melhorias na posição de pilotagem, conseguidas com a introdução de um selim totalmente novo e redesenhando o tanque de combustível para uma nova posição de pilotagem natural e relaxada. A RSV4 será oferecida em duas versões: standard (22.000) e “Factory” (26.000) que tem uma pintura especial, suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 2.0 e pinças de freio Brembo Stylema.
Aprilia Tuono V4
A versão naked Tuono V4 recebeu menos modificações que a irmã carenada. O motor permanece com 1.077 cm³, mas ainda está rendendo 175 cv e 12,3 kgf.m de torque, mais do que suficientes para se divertir muito na estrada. Tudo isso já devidamente de acordo com as legislações do Euro5. O novo braço oscilante é o mesmo da RSV4.
A nova carroceria segue a tendência da Tuono 660 (apresentada na semana passada) e conta com winglets nas laterais e um para-brisa mais alto para melhorar o conforto. A posição de pilotagem também melhorou com um tanque redesenhado assim como o assento, melhor para viagens de longa distância.
Na parte eletrônica, a Tuono V4 também recebeu a IMU Magneti Marelli 11P e o mesmo display de TFT, com controles mais intuitivos pare que você navegue na miscelânea de configurações eletrônicas, como os seis modos de pilotagem, níveis de ABS, controle de tração, controle de wheelie e de freio motor e por aí vai.
A Tuono V4 também está disponível em duas versões: básica (nas cores cinza e branca) e Factory, disponível apenas na opção preta e vermelha mostrada acima, com suspensão semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0. A moto conta com uma variedade de acessórios exclusivos, incluindo alforjes laterais assimétricos. Ambas chegam às concessionárias europeias em fevereiro de 2021.